Amplo acesso a inquérito aumenta burocracia das investigações

Data: 14/01/16

 

Nesta terça-feira, 12, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que altera o Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994) estendendo os direitos dos advogados de acesso aos elementos de prova existentes em procedimentos investigatórios de qualquer natureza, inclusive a que estiverem sob sigilo.

 

Com as mudanças, os advogados estão autorizados a examinar em qualquer instituição responsável por conduzir investigação, mesmo sem procuração, autos de flagrante e de investigações de qualquer natureza, findos ou em andamento. O acesso somente pode ser delimitado pela autoridade para as diligências em andamento e ainda não documentadas nos autos, quando houver risco de comprometimento da eficiência, da eficácia ou da finalidade das diligências.

 

Os interrogatórios e depoimentos deverão contar com a presença de um advogado, sob pena de nulidade absoluta do ato e de todos os elementos investigatórios e probatórios decorrentes. Também nas investigações sob sigilo, o advogado poderá acessar, desde que apresente procuração. As novas regras definem que caso a autoridade responsável pela investigação impeça o acesso do advogado, implicará responsabilização criminal e funcional por abuso de autoridade.

 

Para a Federação Nacional dos Policiais Federais - FENAPEF, essa lei aumentará o tempo de tramitação do inquérito policial, trazendo, consequentemente o aumento da burocracia para o andamento das investigações. “O inquérito policial, considerado uma peça meramente informativa e ultrapassada, com a nova lei ficará ainda mais moroso. Com a nova fase acrescentada, mais prazos terão que ser abertos para a manifestação e presença do advogado”, analisa Flávio Werneck, vice-presidente da Fenapef. 

 

Além disso, os riscos de ingerências políticas nas investigações aumentam e o sigilo poderá ser prejudicado. “O acesso aos autos de diligências ainda em andamento facilita, por exemplo, a ciência de potenciais testemunhas no processo. Nesse caso, as testemunhas poderão ser influenciadas pelos advogados e até mesmo os réus”, enfatiza Werneck.

 

A apuração criminal, por meio do inquérito é pouco eficaz e excessivamente burocratizada, sem a contrapartida de ser utilizada como meio de prova eficiente no processo. Ademais, essa burocracia entra em choque com as audiências de custódia, que tem como finalidade a celeridade e a proteção dos direitos do cidadão investigado.

 

“É preciso mudar a arquitetura dos órgãos de segurança pública no Brasil, com uma estrutura que contemple todas as forças policiais. Os brasileiros exigem respostas efetivas para resolver a falta de segurança, principalmente no combate à impunidade”, finaliza Werneck. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ