MPF encabeça campanha de combate a corrupção

Data: 01/02/16

Em todo o País, mais de 1,2 milhão de assinaturas já foram coletadas. Intenção é enviar o projeto com as medidas ao Congresso Nacional


Mensalão, Petrolão, Lava Jato e tantas outras operações da Polícia Federal que já são bem conhecidas dos brasileiros e que caracterizam o estado de impunidade e corrupção em que o Brasil se encontra. Para promover uma reforma na realidade da administração pública, o Ministério Público Federal (MPF) tem encampado uma série de campanhas de combate à corrupção. Recentemente, o órgão iniciou o recolhimento de assinaturas, em todo o Brasil, para que o Congresso Nacional aprove leis que sejam contra a corrupção, como a criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos e proteção à fonte de informação e considerar a corrupção como um crime hediondo, com a aplicação de penas maiores.

A campanha, que recebeu o nome de “10 Medidas Contra a Corrupção”, já conta com 1.252.062 assinaturas, e tem como meta coletar 1,5 milhão de assinaturas para apoiar projetos de lei de iniciativa popular no Congresso Nacional. Em Goiás, foram coletadas  35.605 assinaturas, que corresponde a 270% que o estado deveria conseguir para um eleitorado de 4.383.473 eleitores. Até o momento, as assinaturas atingiram 83,47% da meta estipulada.

Em Goiânia, mais de 10 mil assinaturas já foram entregues ao MPF. Na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Felizberto Tavares (PR), que contou com o apoio da grande maioria dos vereadores,  foram recebidas 92 assinaturas, entregues ao procurador da República Helio Telho Corrêa Filho. Outro ponto para aderir à campanha e assinar o documento são as unidades de Vap Vupt. Os que tiverem interesse em participar da campanha podem acessar o site:

De acordo com o Subprocurador-Geral da República e coordenador da Câmara de Combate à Corrupção do MPF, Nicolao Dino de Castro e Costa Neto, para acabar com o círculo vicioso de corrupção privada e pública, é preciso implementar mudanças sistêmicas e estruturais, por isso a importância da campanha e das 10 medidas propostas. “É importante tornar esse momento de insatisfação em reflexão e atos práticos porque, a partir daí, vamos transformar esse sentimento de impunidade que está presente em nossa sociedade”, acredita.

Nicolao Dino ressalta que o MPF tem trabalhado com rapidez e agilidade nos processos que envolve crimes de corrupção, no entanto, nem sempre a Justiça se dá com essa mesma agilidade, visto que o sistema favorece a demora, a prescrição e a anulação do caso com base em formalidades, deixando a sensação de impunidade. “Além das investigações que estão sendo feitas pelo MPF, com muita responsabilidade e rigor e serenidade, acreditamos que é possível contribuir nesse cenário apresentando um conjunto de sugestões, com o objetivo de melhorar o funcionamento do Estado, melhorar a nossa legislação e com isso reduzir o sentimento de impunidade presente na sociedade. Isso só será possível, na medida que conseguirmos combater a atividade de corrupção e, para isso, o sistema tem que melhorar, a legislação tem que ser aprimorada”

Propostas
As propostas da campanha do MPF são resultado da Portaria PGR/MPF nº 50, de 21 de janeiro de 2015, assinada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e buscam aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade, com o intuito de que haja transparência, prevenção, eficiência e efetividade. O trabalho teve início com os estudos desenvolvidos pela força-tarefa do MPF na Operação Lava Jato na primeira instância.

Conforme o MFP, as medidas pretendem evitar a ocorrência de corrupção por meio da prestação de contas, treinamentos e testes morais de servidores, ações de marketing, conscientização e proteção a quem denuncia a corrupção. As propostas ainda visam criminalizar o enriquecimento ilícito, com aumento das penas para crimes de corrupção, além de tornar hedionda aquela de altos valores. A agilidade da Justiça no julgamento dos processos também é uma das reivindicações que a campanha prega, com a criminalização de caixa dois e lavagem eleitorais.

Conheça as 10 medidas contra a corrupção
Investimento em prevenção;

Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos e proteção à fonte de informação;

Corrupção com pena maior e como crime hediondo segundo o valor;

Aperfeiçoamento do Sistema Recursal Penal;

Maior eficiência da ação de improbidade administrativa;

Ajustes na prescrição penal contra a impunidade e a corrupção;

Ajustes nas nulidades penais contra a impunidade e a corrupção;

Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do “Caixa 2”;

Prisão preventiva para evitar a dissipação do dinheiro desviado;

Medidas para recuperação do lucro derivado do crime;

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ