Tribunais tem 90 dias para implantar audiência de custódia

Data: 01/02/16

Segundo Resolução do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, publicada em janeiro, os Tribunais de Justiça e os Tribunais Regionais Federais tem prazo de 90 dias, contados a partir de hoje, 1/02, para implementar a audiência de custódia em sua jurisdição.

Em nota publicada pelo CNJ, um sistema foi desenvolvido e é distribuído gratuitamente, com o objetivo de facilitar a coleta de dados e a produção de estatísticas sobre a porta de entrada do sistema carcerário, inclusive em relação a denúncias de tortura e maus-tratos.


A ideia é alimentar a ferramenta com dados da pessoa presa, quando apresentada ao juiz nas primeiras 24 horas após a detenção. A partir dessas informações, dispostas em campos específicos (como gênero, idade, estado civil, escolaridade), os filtros do sistema geram relatórios estatísticos, montados segundo o recorte de quem consulta o banco de dados.


Em estatísticas levantadas pelo Conselho os primeiros meses de funcionamento das audiências de custódia indicam que os presos autorizados a esperar pelo julgamento em liberdade raramente voltam a ser detidos por novos crimes.

De acordo com o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, até meados de outubro do ano passado, mais de 20 mil presos em flagrante foram atendidos em audiências de custódia. Desses, 45% acabaram liberados. No ato de prisão, também foram denunciados 1,3 mil casos de violência.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ