Aumenta o número de mortes dos profissionais da segurança pública no Brasil

Data: 05/02/16

 

O alto índice de mortes dos profissionais da segurança pública no país traz grande preocupação. A Ordem dos Policiais do Brasil – OPB, associação que tem por objetivo congregar, de forma associativa, profissionais da segurança pública em âmbito nacional, recebe diariamente notícias com esses tristes relatos. Só no último mês de janeiro foram 47 mortes em serviço computadas nos registros da Ordem.

Pesquisa de vitimização e percepção de risco entre profissionais do sistema de segurança pública, divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em julho do ano passado, mostrou que pelo menos 62% dos profissionais da área tiveram algum colega de trabalho assassinado em serviço. Quando o crime ocorre fora do horário de trabalho da vítima, o número alcança 70%.
 
Para chamar atenção e levar ao conhecimento da população e dos formadores de opinião a dura realidade, o Conselho Federal da OPB, está concentrando as informações das mortes ocorridas em todos os Estados e sistematizando-as em uma planilha, que será divulgada mensalmente nas redes sociais e ficará disponível aos pesquisadores e profissionais de imprensa. "O número alarmante de mortes desses profissionais mostram que as políticas e a estrutura de segurança pública brasileira, além de não conseguir a eficiência desejada, ainda expõem demasiadamente as vidas dos seus profissionais. Precisamos mudar", alertou o Presidente da OPB, Frederico França.
 
De Acordo com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais – Fenapef, Luís Antônio Boudens, os esforços dos profissionais de segurança pública de todo o Brasil, através da OPB, demonstram o empenho em chamar a atenção das autoridades governamentais para a promoção de melhorias das condições de trabalho desses profissionais. “Para obter reais mudanças no nosso modelo de segurança publica é preciso que os projetos partam dos próprios operadores da área com apoio da sociedade brasileira”, disse.

A Fenapef apoia a postura da Ordem dos Policiais do Brasil – OPB em divulgar as mortes dos profissionais de segurança pública mensalmente e espera que essa iniciativa chame a atenção das autoridades públicas do nosso país. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ