Fenapef inicia campanha contra Crimes Cibernéticos

Data: 15/02/16

 

Com a globalização da informatização e o fácil acesso à informática por meio de computadores, smartphones e tablets, o crime cibernético, delito praticado através da internet, tem aumentado de forma considerável. Pensando nisso e por ser uma das atribuições da Polícia Federal, a Fenapef, com informações da SaferNet Brasil, iniciará esta semana campanha com dicas para um acesso seguro às redes.
                                                   
A primeira dica será postada na terça-feira, 16. Serão dadas dicas de segurança e alerta dos perigos que o internauta corre ao compartilhar certos conteúdos nas redes, bem como aumentar a própria segurança para não ser vítima de golpes.

A Lei 12.737/2012, que tipifica como crime uma série de condutas no ambiente virtual, entrou em vigor em abril de 2013 alterando o Código Penal. Pode ser considerado crime o roubo de dados, golpes virtuais, bullying cibernético, roubo de identidade, pornografia e pedofilia infantil, invasão de privacidade, disseminação de vírus que coletam e-mails para venda de mailing, fraudes bancárias, violação de propriedade intelectual ou mera invasão de sites ou redes sociais para deixar mensagens difamatórias como forma de insulto a outras pessoas.

O objetivo da Fenapef é informar o cidadão que tem cada dia mais, aumentado seu acesso à rede de informática.
As denúncias podem ser feitas por meio do site da Polícia Federal.

Onde encontrar a Fenapef:


Facebook: https://www.facebook.com/fenapef/?ref=hl

Twitter: @FENAPEF

Instagram: @fenapef_oficial

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ