'Uma andorinha só não faz verão. Reunidos, temos um poder maior' - Deputado Eduardo Bolsonaro

Data: 15/02/16

Ele substituiu o uniforme de policial federal pelo terno e gravata e também o seu local de trabalho, da Superintendência Regional da PF em São Paulo pelo Congresso Nacional, em Brasília. O escrivão de polícia federal, Eduardo Bolsonaro, foi eleito deputado federal com 82.224 votos pelo Partido Social Cristão (PSC) e representa todas as categorias policiais, além dos federais.

Em seu primeiro mandato, Eduardo Bolsonaro diz que carrega consigo a experiência como policial federal em suas decisões: “Eu me lembro dos colegas na hora de tomar minhas atitudes dentro do Congresso. Sou escrivão de Polícia Federal e hoje estou deputado, até porque, talvez amanhã eu volte pra cá, pois sou licenciado”. Para ele, a “Polícia Federal tem credibilidade como braço da sociedade”.

Destaca a importância de “levar a visão dos policiais para o Congresso” e mostrar a outros políticos e à sociedade, como é a percepção destes profissionais em relação ao trabalho e segurança pública brasileira, além de buscar “retaguarda jurídica” para os policiais.

Eduardo Bolsonaro também fala sobre a greve dos policiais federais em 2012 ,  a  “bancada da bala” e o trabalho que desenvolve ao lado de seu pai, deputado federal pelo Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro (PP).


“Bancada da Bala”

A Frente Parlamentar de Segurança Pública, da qual Eduardo Bolsonaro faz parte, ficou conhecida pelo nome “bancada de bala” e tem como integrantes, parlamentares ligados às questões de segurança pública incluindo ex-policiais e militares.

Segundo o deputado, exceto nas questões corporativas, em que existe um “racha”, a “bancada da bala” vota e age em sincronismo. Como exemplo, mencionou que a Frente Parlamentar se reuniu no ano passado com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), para que o Projeto de Lei (PL) que tipifica como crime hediondo o assassinato de policiais fosse à votação. O PL, apadrinhado pelas bancadas da bala e evangélica, foi aprovado pela Câmara e Senado, sendo posteriormente sancionada lei pela presidente Dilma Rousself.

“Uma andorinha só não faz verão. Reunidos temos um poder maior. Na questão de Segurança Pública, conseguimos convocar reuniões, fazer audiências e mostrar a visão do policial”, explicou o parlamentar.

Greve dos Policiais

Em 2012, escrivães, papiloscopistas e agentes de Polícia Federal de todo o país deflagraram uma greve que durou 70 dias. A categoria lutava por melhores condições de trabalho, reestruturação na carreira policial, reconhecimento profissional e reajustes salariais.

Na época, o deputado Eduardo Bolsonaro, sindicalizado em São Paulo, participou com os demais colegas das manifestações do movimento grevista. Perguntado se faria novamente uma greve, respondeu afirmativamente e explicou: “As greves atraem a atenção para o foco do problema. É claro que não é legal fazer uma greve, ninguém gosta de fazê-la, mas quando o governo encerra as negociações, buscam-se alternativas”.

O deputado ressalta ainda que é contra servidores que fazem da paralisação o seu meio de vida, e acabam por estimular conflitos para justificar a greve e seu trabalho no meio sindical. “O SINDPOLF/SP (Sindicato dos Servidores da Polícia Federal em São Paulo) trabalha com responsabilidade. Em 2012, tivemos uma situação extrema, sem reajuste há sete anos e o governo reajustando o Bolsa Família e criando a Bolsa Brasil Carinhoso. Ainda assim foi mantido o efetivo mínimo no atendimento à população”.


Ciclo completo

O ciclo completo de polícia defende um modelo de atuação de todas as categorias policiais relacionadas a um crime, desde o patrulhamento nas ruas, o registro de boletins de ocorrências e a investigação junto ao Ministério Público. Segundo o site “mudamos.org”, hoje “a Constituição Federal estabelece que, nos estados e no Distrito Federal, o ciclo de trabalho policial seja dividido em duas partes, destinando-se uma polícia às tarefas chamadas ostensiva-preventiva e outra, às tarefas investigativas”.

Para Eduardo Bolsonaro, é extremamente necessário o debate sobre um modelo de ciclo completo e carreira única na estrutura policial brasileira. “Dentre as medidas de Segurança Pública, acredito que o ciclo completo esteja mais próximo de acontecer, em médio prazo. Se você colocar em debate com a sociedade, explicar o que é, conseguirá apoio para levar isso adiante”.

“O policial rodoviário federal quando apreende e se depara com um crime, tem que levar para a delegacia. Será que os policiais rodoviários, uma carreira de nível superior, não poderiam fazer ali na estrada, pelo menos o procedimento burocrático, de termo circunstanciado, da prisão em flagrante, liberar as partes se for o caso?”, questiona.

Pai Jair Bolsonaro

“Não é todo mundo que pode chegar para o trabalho e ter no gabinete ao lado, o seu pai, que é uma pessoa que você pode confiar, que tem muita experiência dentro da Casa (Congresso). Com certeza, é uma satisfação trabalhar com ele”, comenta Eduardo Bolsonaro que é filho do deputado federal Jair Bolsonaro (PP/RJ). “Já votamos matérias diferentes. Questões tributárias que eram interessantes para São Paulo, eu votei sim e ele não. Mas não é uma divergência ideológica”, complementa.

Solução para segurança é...

Eduardo Bolsonaro acredita que para se resolver a criminalidade há necessidade, em primeiro lugar, investir em educação. Ele ressalta também que não se deve oferecer privilégios para quem cometeu um crime. “O primeiro passo é desencorajar. É impedir que ele siga aquele caminho. E isolar aquele sujeito que não tem condições de viver em sociedade. Acabar com auxilio-reclusão, celular na cadeia, saideiras, indultos de natal, todos esses benefícios. Até porque nossa lei de execução penal, se o cara for primário, ele sai em 1/6 da pena, do fechado para o semiaberto”, explica.

“Você precisa oferecer condições para que o policial possa trabalhar. Uma retaguarda jurídica para que ele não seja preso, porque hoje em dia morreu qualquer pessoa virou trabalhador, bota na conta dele (do policial). A imprensa cai de pau e ai pronto”, conclui.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ