Polícia Federal apreende três discos rígidos em endereços ligados à Samarco

Data: 18/02/16

A Polícia Federal apresentou ontem (17), em Belo Horizonte, os detalhes do cumprimento de um mandado de busca e apreensão de dados em três endereços ligados à Samarco. A operação é parte do inquérito que investiga e apura de responsabilidades do rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), que deixou 17 mortos e impactos ambientais profundos na Bacia do Rio Doce em novembro de 2015.

As sedes da empresa em Mariana (MG) e Anchieta (ES) estiveram entre os alvos operação. O terceiro endereço foi a residência de um engenheiro, em Viçosa (MG). Ele prestava serviço para a mineradora e era responsável por laudos de estabilidade da Barragem do Fundão. Em cada endereço, foi feito o beckup de um disco rígido.

No mês passado, a Polícia Federal já havia indiciado a Samarco, a Vale, a empresa VogBR e mais sete executivos e técnicos por crimes ambientais. Segundo Roger Lima de Moura, delegado responsável pelo inquérito, a Samarco tinha, há pelo menos 7 anos, indicativos de que a barragem não estava saudável. "Também havia problemas no monitoramento, com equipamentos que não estavam funcionando. As causas justificaram o indiciamento", disse. O delegado explicou que o indiciamento da Samarco foi por crime doloso, porque a empresa teria assumido o risco ao utilizar a barragem e ampliar a produção, mesmo sabendo que ela operava em condições inadequadas.

Roger Lima de Moura ressaltou ainda que a operação de hoje foi "pensada" para ser uma "busca cirúrgica", em locais onde havia potencial de reunir informações importantes. O período para análise do material apreendido dependerá do volume dos dados. Os discos devem chegar à Belo Horizonte na quinta-feira (18).

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ