Policial federal é o mais novo membro da Academia Lavrense de Letras

Data: 19/02/16

O papiloscopista da Polícia Federal, Edson Tavares, foi empossado, no último dia 30, como o mais novo membro da Academia Lavrense de Letras. A cerimônia de posse foi realizada no Clube de Lavras, no sul de Minas. O evento contou com a participação do presidente da Academia Mineira de Letras, Olavo Romano, que foi o padrinho dos neoacadêmicos.

Acompanhe a entrevista com o policial falando sobre a emoção de fazer parte de uma das mais tradicionais Academias de Minas Gerais. Edson Tavares também falou do lançamento do seu livro infantil “O Tablet e a Máquina de escrever”, que será lançando no dia 05 de março, às 14h, na Livraria Leitura do BH Shopping.

                         


Como foi receber esse título da Academia Lavrense de Letras?

No dia 30 de janeiro, a sociedade lavrense foi convidada a comparecer ao Clube de Lavras para a cerimônia de posse da 12ª Turma de Neoacadêmicos da Academia Lavrense de Letras - ALL (efetivos e correspondentes), posse a membros da 1ª Diretoria da Academia Juvenil de Letras e Artes de Lavras e entrega do Diploma do Mérito Cultural "Professor Firmino Costa". Foi um evento que demandou grande organização, sendo em todos os aspectos digno dos maiores elogios. O padrinho dos neoacadêmicos foi o Acadêmico Olavo Celso Romano, DD. Presidente da Academia Mineira de Letras e a madrinha foi a Acadêmica Ângela Faria de Paula Lima, ex-presidente da ALL.

 
Senti-me bastante honrado e feliz em tomar posse como Acadêmico Correspondente, afinal, a Academia Lavrense de Letras é uma das mais tradicionais de Minas Gerais, na verdade foi a primeira academia de letras de Minas. A contrário sensu, quando preparava meu discurso de posse, o primeiro pensamento que me veio à cabeça foi o de dúvida: “Será que eu mereço, será que eu faço jus a essa homenagem? Será que conseguirei atender aos deveres dessa responsabilidade?” Tinha dúvidas quanto a isso, pois sei que não se trata simplesmente de uma homenagem a um servidor público, que se dedica também à arte de escrever e à difícil arte de publicar e distribuir alguns livros independentes, mas também pressupõe a responsabilidade de atender às necessidades do leitor, à exposição de pensamentos e princípios por meio da escrita e à busca do bem comum, ou seja, quanto mais homenagens, maiores são as responsabilidades.

Sou nascido em Formiga – MG, e sinto-me bastante honrado de também pertencer à Academia Formiguense de Letras – AFL.

Quanto a Lavras, tenho excelentes referências daquela linda cidade, principalmente culturais. Na minha infância e adolescência pensei em estudar no tão falado Colégio Agrícola de Lavras, a Escola Superior Agrícola de Lavras, a ESAL, que se tornou depois a grande e renomada Universidade Federal de Lavras–UFLA. As condições financeiras de minha família à época não permitiram minha ida, mas felizmente a posteriori essa vontade tornou-se realidade: quando tomei posse na Polícia Federal no Tocantins, em 1999, busquei na pós-graduação  à distância da UFLA, uma forma de me especializar. 

Aí, coincidentemente assumi a cadeira IV da ALL, cujo patrono foi o idealizador da ESAL em 1908, Samuel Rhea Gammon, o que me fez pensar em como o viver é cíclico e traz grandes surpresas! Como o seu patrono pode influenciar sua vida antes mesmo de você nascer...

Ocupar essa cadeira IV aumenta a responsabilidade, pois Rhea Gammon foi um grande educador, sendo considerado um ícone da educação religiosa no Brasil, afora ter lecionado as disciplinas de Psicologia, Lógica e História da Filosofia, além de Pedagogia para o curso Normal, em 1910. Pastor da Igreja Presbiteriana foi seu presidente nacional entre os anos 1900 e 1903. Esse grande homem teve ainda como destaque em sua vida a criação de um hospital de emergência durante o surto de “gripe espanhola” que assolou Lavras em 1918.  Dr. Gammon transitava pela cidade em seu coche, recolhendo doentes e transportando-os para o devido tratamento.

Algumas outras questões em nível pessoal de formação cultural, na infância e adolescência sempre me ligaram a Lavras. Assim, receber o convite para concorrer à vaga de uma cadeira na Academia Lavrense de Letras foi algo que realmente me trouxe extrema felicidade e, ao mesmo tempo, a agradável sensação de aumentar o encargo de escrever numa maior frequência e com mais qualidade.

Como surgiu o convite da Academia?

Fui convidado pelo presidente da ALL, José Passos de Carvalho, a concorrer à vaga da IV cadeira, como Acadêmico Correspondente. O nobilíssimo Presidente e Confrade foi um dos prefaciadores do meu último livro “Um Olhar para a Vida”, sendo profundo conhecedor de minhas publicações. Enviei currículo, publicações escritas, livros e links de publicações na internet. Concorri com 157 escritores e para grata satisfação e surpresa, em 08 de outubro de 2015, recebi a seguinte comunicação:



Quais serão as suas atividades como acadêmico correspondente?


 A Arcádia lavrense é muito atuante. Com o intuito de difundir a cultura em todas as classes sociais, costuma levar a academia para o meio da sociedade. As suas sessões solenes, por vezes, ocorrem em outras entidades, como adveio recentemente na sede da OAB em Lavras e ocorrerá no próximo dia 06 de março, no Instituto Gammon, em comemoração aos 100 anos do TG-04-031 de Lavras. O Acadêmico Correspondente é sempre convidado a estar presente, o que não é obrigatório, mas sua principal atividade como o próprio nome diz, é ser correspondente, representar com afinco a ALL na cidade onde reside.

Quais são seus próximos projetos como escritor para 2016?


Tenho alguns em andamento. Estou escrevendo meu primeiro romance urbano, intimista e de cunho social, que conta a história de uma família de hansenianos que vive sob um viaduto na cidade de Belo Horizonte, suas angústias, sofrimentos, buscas e realizações. Este ainda não tem previsão para término.

Tenho como projeto também, e com alguns rascunhos prontos, escrever um livro de cunho técnico-científico sobre o exame pericial prosopográfico - confronto de imagens faciais - uma das atribuições do Papiloscopista Policial Federal, conforme art. 102, VI da IN 13/05-DG/DPF.

E, com muita alegria, aproveito a oportunidade para comunicar a todos que no próximo dia 05 de março, sábado, às 14 horas lançarei, na Livraria Leitura do BH Shopping, o livro infantil “O Tablet e a Máquina de Escrever”. Como tenho dito: “um pequeno livro para os pequenos”, que tem como objetivo, incentivar as crianças a valorizar e respeitar os mais velhos. Esse é o primeiro fascículo de uma série denominada “Aprendendo a viver”. No futuro, quando tiver com outros fascículos publicados, pretendo lançar um box com todos os livrinhos.


Aproveito a oportunidade para convidar a todos os policiais federais, os servidores administrativos, os servidores contratados, seus familiares e amigos, os funcionários do SINPEF/MG e a todos os leitores deste site a se fazerem presentes no lançamento, o que será de bastante alegria para mim.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ