PF Desarticula quadrilha que movimentava 200 kg de droga por mês

Data: 24/02/16

Setenta e oito carros foram apreendidos e 16 imóveis foram confiscados pela Polícia Federal, nesta terça-feira (23), durante a Operação Comenda que desarticulou uma quadrilha apontada como responsável por comercializar, em média, 200 kg de cocaína por mês em Uberlândia e região. Foram cumpridos 28 mandados de prisão preventiva, 31 de busca e apreensão e três de condução coercitiva, quando os suspeitos são obrigados a comparecer à delegacia para prestar depoimento. Até agora, 14 membros da quadrilha estão presos.

Conforme informou a polícia, o grupo atuava cerca de cinco anos e concentrava suas operações nas cidades de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Patos de Minas e Patrocínio, no Alto Paranaíba. Além da região, a quadrilha distribuía drogas em Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG).

Foram cumpridos mandados em três Estados (São Paulo, Paraná e Minas Gerais) e no Distrito Federal. Em Franca (SP), foi preso um jovem que atuava no tráfico de drogas na região de Uberlândia e recentemente foi aprovado no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de São Paulo.

O grupo foi investigado por oito meses e o líder da quadrilha, um homem de 40 anos, ficou preso durante o mês de janeiro, por posse ilegal de arma de fogo. Na ocasião, ele e a esposa de 35 anos foram pegos com três armas de fogo, mas ela acabou sendo liberada.

Suspeitos buscavam drogas no Paraguai

As investigações da Polícia Federal (PF), que levaram a Operação Comenda, apontaram que a quadrilha buscava a droga no Paraguai e a escondia na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba de onde era distribuída posteriormente. Segundo a polícia, além de mandados expedidos para o Brasil, dois também foram expedidos para os supostos fornecedores da droga no Paraguai.

Os suspeitos que compõem a quadrilha podem ser acusados dos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Crimes cujas penas somadas superam 30 anos de prisão.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ