PF investiga obras de ferrovias Norte-Sul e Leste-Oeste em desdobramento da Lava Jato

Data: 26/02/16

A Polícia Federal lançou operação nesta sexta-feira para investigar o suposto pagamento de propina por parte de empreiteiras envolvidas na construção das ferrovias Norte-Sul e Integração Leste-Oeste, com desvio de ao menos 630 milhões de reais, em um desdobramento de apurações da Lava Jato, informou a polícia em comunicado.

Segundo a PF, serão cumpridos sete mandados de condução coercitiva e 44 mandados de busca nos Estados do Paraná, Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Goiás, além do Distrito Federal. Os suspeitos são acusados dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

"Somente no Estado de Goiás, foi detectado um desvio da ordem de mais de 630 milhões de reais, considerando-se somente os trechos executados na construção da Ferrovia Norte-Sul", disse a Polícia Federal em comunicado.

Policiais federais cumprem mandados de busca e apreensão em um prédio da Odebrecht no Rio de Janeiro e, em São Paulo, foram à sede da Constran e à casa de um ex-funcionário da Serveng. O ex-presidente da estatal Valec José Francisco das Neves é um dos alvos da operação, segundo a mídia.

A operação, chamada "O Recebedor", tem como base elementos colhidos em acordo de leniência e delação premiada de um dos investigados na Lava Jato, que forneceu provas contra outras empresas e pessoas que também teriam participado do esquema criminoso, de acordo com a polícia.

As investigações apontam que as empreiteiras realizavam pagamentos regulares, por meio de contratos falsos, a um escritório de advocacia e a duas empresas de Goiás que eram utilizadas como fachada para recebimento de dinheiro proveniente de fraudes em licitações públicas.

"As buscas visam a recolher provas do pagamento de propina para a construção das ferrovias Norte-Sul e Integração Leste-Oeste, bem como da prática de cartel e lavagem do dinheiro ilícito obtido por meio do superfaturamento de obras públicas", acrescentou a polícia.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ