Jornais comentam posicionamento da FENAPEF sobre a mudança no comando do Ministério da Justiça

Data: 01/03/16

Com a notícia da saída do Ministro da Justiça Eduardo Cardoso divulgada pela imprensa na manhã da segunda, 29, a Federação Nacional dos Policiais Federais - FENAPEF, representante de todos os cargos da Polícia Federal, manifestou sua opinião sobre os novos rumos da Polícia Federal.

Por meio de nota, a entidade manifestou sua preocupação ante as notícias veiculadas sobre os motivos da demissão de José Eduardo Cardozo, face as suas posições contra a interferência externa (política) e interna (grupos de poder ligados a partidos políticos) nas investigações da Polícia Federal. A Fenapef disse ainda que a saída de Cardoso poderia representar uma ameaça ao debate sobre a estruturação da carreira do Policial Federal de conhecimento do Ministro.

Sobre a notícia da indicação do procurador Wellington Cesar para a pasta da Justiça, a FENAPEF disse ver como “positiva” por acreditar ser um nome comprometido com o incremento do combate à corrupção e por defender a não interferência de grupos políticos existentes, dentro e fora da PF.

No final da tarde do dia 29, o Presidente da FENAPEF, Luís Boudens, emitiu nota oficial saudando o novo ministro da Justiça Wellington César, na qual manifestou total e irrestrito apoio para a construção de uma segurança pública eficiente e de qualidade, como pauta prioritária para a sociedade brasileira. “A posse do Ministro Wellington César irá renovar as expectativas de uma atuação isenta da Polícia Federal, com a modernização do modelo de investigação criminal e a reestruturação da carreira dos policiais federais, com a valorização do seu efetivo e inserção dos conceitos de meritocracia e competência na gestão do órgão”, afirmou Boudens.

A Nota citou ainda que os policiais federais acreditam que uma nova visão da persecução criminal pode ser implementada com a posse de um representante do Ministério Público, com quem já ombrearam na luta contra a PEC 37, e colocam-se à disposição para colaborar nas propostas de políticas que visem a implantação de uma efetiva segurança pública para a população brasileira.

Veja os principais veículos:

 

G1 - Delegados e agentes manifestam `preocupação` com troca na Justiça

Jorna Extra - Entidades sindicais se dividem sobre troca no comando da Justiça

Bom dia Brasil - Governo cede a pressão do PT e de Lula e troca ministro da Justiça

Correio Braziliense - Federação dos Policiais Federais vê com preocupação saída de Cardozo

Globo News - Wellington César Lima e Silva assume o Ministério da Justiça

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ