Carta Aberta aos Policiais Federais, Procuradores e Juízes que atuam na Operação Lava Jato e à sociedade brasileira

Data: 10/03/16

Tendo em vista a matéria publicada na revista Veja, em sua edição número 2.468 – ano  49 – número 10, intitulada “OPERAÇÃO ALOPRADA, e replicada em seu site, que, dentre outros fatos, narra um suposto encaminhamento de dossiê ao Ministro da Casa Civil Jaques Wagner, a Federação Nacional dos Policiais Federais, maior entidade representativa dos servidores da Polícia Federal brasileira, vem a público manifestar sua indignação com a forma e o conteúdo do mencionado artigo e reverberar seu incondicional apoio ao Policial Federal Flávio Werneck, antigo Diretor-Adjunto e atual Vice-Presidente da entidade e também Presidente do SINDIPOL/DF, o maior sindicato dos Policiais Federais do Brasil.

Para tanto, de forma inconteste, presta os seguintes esclarecimentos:

1.    Os Policiais Federais, através da FENAPEF, vêm negociando com o Governo Federal uma reestruturação de carreira desde o ano de 2010.


2.    Com a saída do Ministro Aloizio Mercadante houve uma preocupação com a interrupção ou atraso nas negociações. Ao contrário do que afirma a matéria, a reunião com o Ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, tratou especificamente de demandas  da categoria, as quais o Presidente Flávio Werneck faz parte desde o início. Portanto, a agenda cumprida com o Ministro Jaques Wagner no final de novembro de 2015 foi institucional e seguia um curso natural de negociações.


3.    Quanto ao material apresentado, tratava-se de conteúdo propositivo (Projeto de Reestruturação), na forma de memorial e de anteprojeto de lei.


4.    O fato de não haver registro oficial da reunião não chegou ao conhecimento dos representantes, e nem é da sua alçada o controle de tal fato.


5.    A Operação Lava Jato tornou-se um patrimônio do povo brasileiro e a Fenapef e seus sindicatos filiados sempre apoiaram as investigações e os investigadores. Como exemplo dessa postura, no dia 15.12.2015 a FENAPEF foi a Curitiba prestar homenagem aos Policiais Federais que atuam na Operação Lava Jato, em evento promovido na Associação Comercial do Paraná.


      (Vide link: http://www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/46483)


6.    O “esquema” apresentado na reportagem nos pareceu um conjunto de informações que são de conhecimento público, estando elas disponíveis na internet, em fontes abertas.


7.    O registro de filiação partidária do Policial Federal Flávio Werneck ao PDT é um direito garantido a todo e qualquer cidadão, bem como a inscrição para disputa em pleitos eleitorais. A sua participação no pleito de 2014 foi por escolha dos próprios policiais federais filiados e à época o PDT apoiava o PSB e não o PT. Em 2011, convidado por outro policial federal, passou um ano e quatro meses na Corregedoria da Secretaria de Saúde do Governo Distrital e nesse período liderou a demissão de 80 (oitenta) supostos funcionários fantasmas e outros envolvidos em corrupção.

As consequências negativas trazidas por essa publicação para as nossas representações e diretores serão combatidas com firmeza e não serão medidos esforços para trazer justiça ao caso, seja no âmbito jornalístico, com base na Lei de Imprensa, seja no âmbito administrativo e jurídico, responsabilizando o autor da matéria, com base na legislação cível, penal e processual penal vigente.

Em outro viés, para que o assunto seja esclarecido de forma definitiva, foi protocolado na última quarta feira, 9 de março de 2016, na Polícia Federal, um pedido de investigação para que os fatos sejam apurados com o rigor tradicional da instituição da qual todos temos orgulho em pertencer.

Esperando que as investigações esclareçam todas as dúvidas que possam ter surgido com a publicação da referida matéria, acrescento aqui o nosso desejo de que as infundadas suspeitas sobre a atual representação dos Policiais Federais, mais especificamente sobre o Presidente do SINDIPOLDF e Diretor da FENAPEF Flávio Werneck, não interfiram nas justas reivindicações de nossa categoria.

Qualquer ataque público que atinja um Policial Federal será enfrentado pela FENAPEF na mesma medida da agressão e os danos causados pela repercussão de fatos noticiados, sem a devida ética que deve acompanhar o bom jornalismo, sem o cuidado com a preservação do bom nome das suas representações e da honra e dignidade desse profissional, terão sua restituição buscada através dos meios e instrumentos legais cabíveis.

 

Luís Antônio Boudens

Presidente

 

 

 

 

Versão em PDF

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ