Polícia Federal faz operação no RJ contra fraudadores da Previdência

Data: 16/03/16

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (16) a operação Lenda Urbana, para desmantelar quadrilhas que praticam fraudes na obtenção de benefícios previdenciários. Mais de 150 agentes cumprem 37 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e nos municípios de Niterói, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Seropédica, Itaguaí, Mesquita, Paracambi e Volta Redonda.

As investigações da Força-Tarefa Previdenciária, que integra a PF, o Ministério da Previdência Social e o Ministério Público Federal, mostraram que advogados, despachantes e contadores atuavam de forma organizada para viabilizar o deferimento dos benefícios fraudulentos, com envolvimento de servidores do INSS ou induzindo outros servidores das agências a erro na concessão dos benefícios.

As fraudes eram perpetradas, principalmente, por meio da utilização de Guias de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) contendo vínculos, períodos ou salários empregatícios falsos. Esses dados alimentavam o sistema do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), permitindo assim que fossem criados benefícios previdenciários em nome de “laranjas”. Os valores eram sacados mensalmente pelos criminosos. A PF estima que a quadrilha tenha causado um prejuízo aos cofres do INSS de pelo menos R$ 6 milhões com as fraudes.
 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ