Agente Newton Ishii, o japonês da federal, é liberado para o regime semiaberto

Data: 10/06/16

O policial federal Newton Ishii, conhecido como o Japonês da Federal, foi posto em liberdade vigiada com tornozeleira eletrônica na manhã desta sexta-feira (10) e foi para casa. Newton irá cumprir pena no regime semiaberto e continuará trabalhando na Polícia Federal, em função a ser definida. Em 21/10 ele irá progredir de regime e então deixará de utilizar a tornozeleira.

A decisão foi da juíza Luciani de Lourdes Tesserolli Maronezi que alegou, entre outras coisas que Ishii é réu primário, e não cometeu crime mediante violência ou ameaça grave e não possui outro fato que desabone a sua conduta. O agente não poderá sair de Curitiba e Região Metropolitana sem a prévia autorização da Justiça e deverá estar em casa entre 23h e 5h durante a semana e está impedido de sair nos fins de semana.

A Federação Nacional dos Policiais Federais – Fenapef, manifestou esta semana seu apoio à Newton Ishii, que ficou famoso por sua atuação nas prisões de políticos e grandes empresários nas investigações da Operação Lava Jato. Newton se apresentou na última terça-feira, 07, aos policiais federais, logo que soube que seu recurso fora negado no Superior Tribunal de Justiça. Ele estava detido para cumprimento de pena imposta nos autos do processo judicial relativo à Operação Sucuri, ocorrida em Foz do Iguaçu em 2003.

Para o Presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Paraná, Fernando Vicentine, o setor jurídico do Sindicato continuará apoiando e acompanhando de perto o caso do Newton e assistindo sua família.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ