Agente que atua na Operação Zelotes ganha apelido de 'novo japonês da PF'

Data: 29/01/16

A semelhança física não é tão grande, mas bastou o fato de ter olhos puxados e o cabelo grisalho para que o agente da Polícia Federal (PF) Roberto Shiniti Matsuuchi, responsável pela escolta de presos da Operação Zelotes em Brasília, fosse eleito o novo “japonês da PF”.

O "japonês da PF" original, Newton Ishii, ficou conhecido nacionalmente por conduzir presos da Operação Lava Jato para a carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

Shiniti ganhou a apelido de "novo japonês da PF" de réus e advogados que acompanham nesta semana, na capital federal, os depoimentos de testemunhas da ação penal que investiga a suposta venda de decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Os depoimentos de mais de 90 testemunhas arroladas pelos 16 réus da Zelotes começou na última segunda-feira (25). Ao longo dos últimos quatro dias, Shiniti ficou famoso na 10ª Vara Federal. “Você é o cara mais temido daqui”, brincam advogados de réus da Zelotes quando avistam Shiniti na sala de audiências. Além dos gracejos dos defensores e dos acusados de envolvimento no esquema de corrupção, Shiniti também passou a ouvir as brincadeiras de outros agentes da Polícia Federal.

“Ele é o nosso japonês da Zelotes. É a cara do japonês da PF”, destacou em conversa com a reportagem do G1 um dos policiais federais que acompanham o depomento das testemunhas da ação penal.

Shiniti é mais novo que Ishii, mas também é experiente na PF. O agente de Brasília é policial federal há 28 anos.

O sósia do "japonês da PF" de Curitiba já participou de operações importantes, como as que prenderam o traficante Fernandinho Beira-Mar e o ex-deputado federal Hildebrando Pascoal, condenado por envolvimento no chamado “Crime da Motosserra”.

Shiniti decidiu ingressar na Polícia Federal inspirado pelo pai, que também era agente federal. Segundo colegas, o "novo japonês da PF" é apaixonado pela carreira policial.

Máscara de Carnaval A fama repentina de Roberto Shiniti gerou brincadeiras em grupos de WhatsApp de agentes e delegados da Polícia Federal. Uma das mensagens que circulam na corporação mostra uma montagem do "japonês da Zelotes" lado a lado do "japonês da Lava Jato". Com a proximidade do Carnaval, os colegas do policial de Brasília também criaram nas brincadeiras internas uma montagem com uma máscara com o rosto de Shiniti, a exemplo do que já ocorreu com o agente federal de Curitiba. Além das máscaras de Carnaval, o policial do Paraná também virou tema de uma marchinha, que brinca com o temor de muitos investigados de se acordarem logo cedo e se depararem com o "japonês da PF" dentro de casa.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ