Anvisa e PF fazem operação para combater falsificação de implantes dentários em Curitiba e Região

Data: 07/06/17

Agentes da Polícia Federal (PF) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cumprem a segunda fase da Operação Fake na manhã desta terça-feira (6) em Curitiba e em cidades da região metropolitana. A ação mira cinco empresas suspeitas de fabricar implantes dentários falsificados.

A ação prendeu em flagrante os responsáveis por duas empresas na capital e em Pinhais. Houve a tentativa de fiscalizar outras duas empresas suspeitas de fraudes, mas uma delas estava fechada e a outra mudou de endereço. A operação apreendeu 200 mil unidades de componentes de implantes dentários sem registro na Anvisa. O nome das empresas investigadas não foi divulgado.

Segundo a PF, as próteses eram fabricadas sem condições de higiene. Além disso, os donos das fábricas copiavam peças e os nomes de fabricantes licenciados. Diversos documentos também foram apreendidos.

Primeira fase

A primeira fase da Operação Fake foi deflagrada em 2016. Na ocasisão, os investigadores apreenderam 75 mil implantes falsificados em São Paulo, Goiânia e João Pessoa. As peças seriam distribuídas para todo o Brasil e para o exterior.

O uso de implantes dentários falsificados pode provocar sérios riscos à saúde do paciente, como rejeição, perda óssea e infecções, entre outros, ainda de acordo com a Anvisa.

A falsificação de implante é considerada como crime hediondo, previsto no artigo nº 273 do Código Penal, podendo acarretar penas de dez a 15 anos de prisão em regime fechado.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa