Câmara Municipal de Natal (RN) discute situação dos profissionais de segurança pública

Data: 11/01/18

Nessa terça-feira (9), a Câmara Municipal de Natal interrompeu o recesso parlamentar para debater a situação da segurança pública no estado. O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens, compareceu à audiência pública que também reuniu entidades representativas municipais, regionais e nacionais de policiais civis, militares, bombeiros e Guarda Municipal, além de representantes da segurança pública federal, estadual e do Ministério Público.

Para Boudens, a falência da prevenção criminal e das investigações demonstram claramente que o setor está sucateado e é tratado com descaso pelos governantes. “Estamos oferecendo total apoio aos policiais civis e militares do estado pois essa causa também é dos federais. O que está acontecendo no Rio Grande do Norte não é um fato isolado. A falta de um modelo atualizado e eficiente de se “fazer policia”, de carreiras com porta única de entrada e executando o ciclo completo de policia, além de investimento na polícia brasileira e a desvalorização destes profissionais pelo governo é o maior exemplo de que no Brasil o crime compensa”, enfatizou.

Além das questões sobre atraso salarial do funcionalismo público norte rio-grandense, que levou à paralisação do setor de segurança no estado, foram apontados os problemas estruturais pelos quais passam os profissionais da área.

"Entre o que se discute, está um crescente aumento da violência, a diminuição no efetivo policial ao longo dos anos e a falta de alocação correta dos recursos destinados à segurança, tais como compra de veículos inadequados, equipamentos de proteção vencidos e insalubridade nos locais de trabalho!", contou Katrin Paiva, agente da Polícia Federal e representante do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio Grande Norte (Sinpef/RN).

A audiência pública foi proposta pelo vereador, Sandro Pimentel, que durante a sessão proferiu duras críticas ao governador, Robison Faria. “Os policiais desse estado estão de parabéns pelo trabalho que fazem, com a estrutura que não tem, tirando do bolso para trabalhar. Sinceramente eles são exemplos! Espero que o governo tome as atitudes certas daqui para frente para que possamos sair dessa crise, que a Assembleia diga a que veio e que comece a pedir o impeachment desse governador por incompetência e irresponsabilidade", finalizou.

Acordo Em assembleia realizada ontem (10), os policiais militares aceitaram a proposta do governo do estado para encerrar a greve, iniciada no dia 19 de dezembro. Mais cedo, os policiais civis já haviam manifestado que retomariam o trabalho após acordo.

Os policiais querem a garantia do estado de não abrir nenhum processo administrativo ou sanção às categorias; o pagamento integral do salário de dezembro até o dia 12 de janeiro, a disponibilização de verbas federais para investimento em infraestrutura, aumento do vale alimentação, bem como reajuste da diária operacional.

"Diante das propostas e de contrapropostas que o Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (SINPOL-RN) fez, a categoria entendeu por regularizar os atendimentos. Em prol da sociedade, que tem nos apoiado desde o início, decidimos dar esse voto de confiança ao governo do estado. Agora, esperamos que o governador cumpra com o que se comprometeu", explica Nilton Arruda, presidente do Sindicato.

Agência Fenapef

OUTRAS NOTÍCIAS

Governo Federal oficializa atuação da PF na segurança presidencial

Encontro com presidente eleito discute estratégias para segurança pública

Justiça Federal condena Jedeão a 41 anos de prisão, provando que...

Fenapef se reúne com GT das Fronteiras em Rondônia