Candidatura de delegada da Lava-Jato à direção da PF é criticada por colegas

Data: 10/06/16

erika_mialik_marenaA candidatura da delegada Erika Mialik Marena, uma das integrantes da força-tarefa da Lava-Jato, à diretoria-geral da Polícia Federal está sendo mal-vista por colegas no Paraná e em Brasília.

Delegados avaliam que o empenho da Associação de Delegados da Polícia Federal (ADPF) para convencê-la a se candidatar ocorreu apenas para que Érika empreste a boa fama da Lava-Jato para legitimar a reivindicação da categoria em escolher seu próprio diretor-geral.

Foi a ADPF quem organizou uma votação para eleger, tal qual fazem os procuradores, uma lista tríplice para diretor da PF. Segundo o resultado, divulgado na semana passada, Erika ficou em primeiro lugar, seguida de Rodrigo de Melo Teixeira e de Marcelo Eduardo Freitas.

A Fenapef emitiu Nota contestando a lista tríplice dos delegados, por ser inconstitucional e ainda porque não há legitimidade da Associação de Delegados - ente privado, que não tem representatividade sobre todos os cargos do órgão - para escolher Diretor Geral da PF. Na nota, o Presidente da Fenapef, Luís Boudens, afirmou que “a lista tríplice da associação de delegados tem o propósito de indicar um nome alinhado com as diretrizes corporativistas dessa associação e não visa o interesse da Polícia Federal, que vem pleiteando um poder absoluto na PF, por meio de um modelo de autonomia que só é inerente aos Poderes da República”.

Veja a nota na íntegra

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ