Chefe do tráfico de drogas preso pela PF em Juiz de Fora morava em Barbacena, no Santa Cecília

Data: 23/02/17

0001-tiphon3A Polícia Federal em Juiz de Fora deflagrou, na terça-feira (21) a Operação Tiphon, que desarticulou associação criminosa destinada ao tráfico internacional de cocaína. A cocaína comercializada pela associação criminosa era trazida diretamente da Bolívia, pela fronteira com o estado de Mato Grosso (MT), onde estão estabelecidos os importadores do grupo criminoso, os quais providenciavam a internalização da droga no território brasileiro, bem como seu armazenamento na região fronteiriça. Também foi identificado um ponto focal na região de Campinas/SP, que ajudava na intermediação da compra e auxiliava a remessa da cocaína para Juiz de Fora. O núcleo estabelecido em Juiz de Fora providenciava a distribuição da droga na cidade e em outros municípios da zona da mata mineira, tais como Barbacena, São João Nepomuceno, Rio Novo, Piraúba, Guarani e Guiricema, bem como em municípios dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Fato que chamou a atenção foi a utilização de veículos como meio de pagamento de grandes compras de drogas, com o objetivo de evitar o transporte de elevadas quantias de dinheiro vivo, bem como conferir aspecto de legalidade às atividades daqueles que se envolviam com o narcotráfico.

Ainda no curso das investigações, que duraram cerca de oito meses, foram efetuadas, com o auxílio da Polícia Militar e da Polícia Civil de Minas Gerais, seis apreensões de drogas (cocaína, maconha e crack), além da prisão em flagrante de sete adultos e a apreensão de uma menor.

A OPERAÇÃO TIPHON

Cerca de 200 policiais federais cumpriram 31 mandados de prisão preventiva e 42 de busca e apreensão em municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Espírito Santo, todos expedidos pela 3ª Vara Federal de Juiz de Fora, Juízo onde tramita a investigação.

Como tentativa de desarticular o poder econômico da quadrilha, outras medidas judiciais foram tomadas, como o sequestro de todos os bens imóveis, veículos e ativos financeiros em nome de 36 pessoas físicas e seis pessoas jurídicas.

Dos 31 mandados de prisão preventiva expedidos no âmbito da Operação Tiphon (MG, SP, MT, RJ, ES), até esta quarta-feira 27 deles já haviam sido cumpridos. Dentre os mandados de prisão cumpridos, de Juiz de Fora e região, 17 já foram presos e restam 4 foragidos.

BARBACENA NA ROTA DO TRÁFICO INTERNACIONAL

A Delegada da Polícia Federal Fabiana Martins Machado revelou à reportagem do BarbacenaMais que foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão em Barbacena, dentro da Operação Tiphon.

Em entrevista exclusiva ao BarbacenaMais a delegada revelou: "Em Barbacena, as investigações identificaram dois traficantes residentes nos bairros Andaraí e Vilela que providenciavam a distribuição de drogas na cidade. Além disso, o Chefe do núcleo distribuidor de cocaína de Juiz de Fora se mudou para Barbacena, onde estava morando no bairro Santa Cecília há cerca de um mês, tendo sido preso aí em Barbacena".

Além de revelar que o chefe da droga estava morando em Barbacena, a delegada ainda destacou: "Ressalte-se que esses três envolvidos não são traficantes de varejo. São distribuidores de droga para outros traficantes menores", disse ela.

O nome da Operação Tiphon vem da mitologia grega. O mito de Tiphon (uma mistura de Deus e monstro) está relacionado a tudo que interfere em nossa consciência (as drogas) e nos torna incapazes de qualquer reação física para que possamos nos proteger.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa