Chinesa foi flagrada embarcando com 10 kg de ouro no aeroporto de Foz

Data: 31/07/17

Na noite desta quarta-feira (26), durante abordagem de rotina pelos servidores da Receita Federal e Policiais Federais de plantão no aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, foram apreendidos 10 kg de ouro puro ocultos no interior de canecas de alumínio.

O servidor da Receita Federal, ao inspecionar a mala de uma senhora de nacionalidade chinesa através das imagens produzidas pelo escâner da Receita, notou a presença de utensílios similares a canecas de alumínio que apresentavam grande densidade na imagem produzida pelo aparelho, o que veio a ser confirmado na inspeção física feita a seguir.

As canecas estavam embaladas para presente e apresentavam peso exagerado; na parte inferior, uma tampa de mesmo material selava o fundo de forma rústica que ao ser retirada, revelou a presença de um bloco de metal semelhante a ouro no interior do utensílio. A confirmação de que se tratava de ouro puro veio com a declaração feita por um senhor chinês naturalizado brasileiro que acompanhava a viajante, que também informou que o metal precioso teria sido trazido do Paraguai.

Os Policiais Federais averiguaram, pelo tíquete de passagem, que a senhora partiria de Foz e faria conexão no Rio de Janeiro com destino a Dubai/Emirados Árabes Unidos, a seguir se dirigiria a Hong Kong/China, retornando de lá para Foz no dia 02/08/17. O curto tempo de permanência fora do País levou os agentes a concluirem que o intuito da viagem provavelmente seria somente o de levar o metal precioso clandestinamente para o exterior.

Os blocos de ouro foram avaliados em mais de R$ 1,3 milhão. Diante das constatações feitas, os agentes federais decretaram a prisão em flagrante da viajante por crime de evasão de divisas, a qual foi encaminhada a sede da Polícia Federal em Foz onde foi estipulada a fiança de R$100 mil para sua liberação.

Fonte: Polícia Federal

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa