Comissão especial realiza primeira reunião sobre PL 5865/16 que analisa reajuste salarial dos policiais federais

Data: 06/10/16

pl-5865

Na manhã de ontem, 5, foi realizada a primeira reunião deliberativa da Comissão Especial que analisa o Projeto de Lei n° 5865/2016 do poder executivo que dispõe sobre a remuneração da categoria policial federal e outras. O projeto estabelece a opção por novas regras de incorporação de gratificação de desempenho às aposentadorias pensões de servidores e outras categorias.

O Deputado Laerte Bessa, que apresentou o roteiro de trabalho do projeto de lei, afirmou que a tramitação da matéria será em regime de prioridade, sujeitando sua apreciação conclusiva à comissão especial, sem necessidade de análise e aprovação pelo plenário da Câmara. O relator informou que ao projeto foram apresentadas 31 emendas, a maioria delas para inclusão do mesmo reajuste a outras carreiras.

img_0083Devido ao grande número de emendas e ao requerimento solicitando audiência pública, a Federação Nacional dos Policiais Federais, através da diretoria Parlamentar e assessoria, articulou acordo com o autor do requerimento pela retirada do pedido, tendo como aliado o deputado Lincoln Portela, que, mesmo não fazendo parte da Comissão, ajudou na interlocução com o grupo de servidores de analistas de Políticas Sociais que havia entrado com o pedido da audiência pública.

O requerimento 01/16 do deputado Celso Jacob sobre a realização de audiência pública, se aceito poderia comprometer a votação do projeto ainda neste ano, acabou sendo retirado da pauta por decisão unânime, com o objetivo de dar celeridade ao processo de tramitação do projeto.

O presidente da Fenapef, Luís Boudens, reforçou a necessidade da retirada de pauta de pedidos de audiência pública. “Estamos lutando para que a primeira parcela do acordo que foi firmado entre os policiais federais e o Governo anterior seja efetiva já em janeiro de 2017, como planejado”.

O Deputado Aluísio Mendes, 2° vice-presidente da mesa e também agente de Polícia Federal, aproveitou a ocasião para elogiar o trabalho que vem sendo realizado pela Fenapef. “Aproveito o ensejo para fazer uma referência à Fenapef, sob tudo seu presidente, Luís Antônio Boudens, pelo brilhante trabalho que tem feito de acompanhamento desse projeto aqui na Casa, pela interlocução que tem tido com vários colegas parlamentares e que culminou com esse sentimento unânime de dar celeridade à aprovação dessa matéria. Parabéns ao presidente e a todos os colegas da Fenapef também”, discursou o parlamentar.

marcus-e-boudensO Deputado Eduardo Bolsonaro, que é escrivão da Polícia Federal, também pediu celeridade na tramitação do PL 5865. “Esperamos o mais rápido possível tocar adiante essa comissão para dar esse alento que não vai nem repor as perdas inflacionárias dos Policiais Federais. Quero deixar registrado aqui a situação da Polícia Federal, que eu conheço um pouco mais de perto, justifica-se esse reajuste, porque realmente a defasagem é muito grande”, disse.

O Diretor Parlamentar da Fenapef, Marcus Firme, destacou que a celeridade no trâmite do projeto de lei é fundamental, porque tem ainda outra etapa espinhosa: a votação no Senado Federal. “Devemos nos manter atentos e mobilizados para que consigamos aprovar com celeridade o PL 5865/16. Faço um chamamento para que os policiais federais estejam no dia 18 de outubro em Brasília, quando a Comissão Especial fará a leitura e votará o relatório do projeto.”

Na reunião, acordou-se ainda que o relator apresentará o relatório final no próximo dia 18 deste mês.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ