Curitiba - Paraná
28 a 30 de novembro de 2018

Novas tecnologias e novos caminhos

Apresentação

O Congresso Nacional dos Policiais Federais (Conapef) é um evento trienal que visa consolidar e fortalecer o sindicalismo democrático e representativo, reunindo policiais federais dos 26 estados e do Distrito Federal. A programação do Congresso traz a participação e a contribuição de profissionais com forte inserção na segurança pública brasileira e internacional, que irão analisar e debater o aprimoramento da Polícia Federal e a busca por um novo modelo de segurança pública mais eficiente e célere. A 17ª edição do Conapef é uma realização da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e ocorrerá em Curitiba (PR) entre os dias 28 e 30 de novembro de 2018, com o tema “Modernização da investigação policial”. Ao longo do evento, haverá integração entre os profissionais de segurança pública, jornalistas e autoridades sobre o assunto, a fim de também tornar o Congresso um espaço para capacitação e aprimoramento na área.

Cronograma

Temas

EIXO 1

NOVAS PRÁTICAS E NOVAS TECNOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO POLICIAL

  • Novos métodos de investigação
  • Aumento da elucidação dos crimes
QUERO SABER MAIS

EIXO 2

PROJETOS FENAPEF: NOVAS ALTERNATIVAS E NOVOS CAMINHOS

  • Integração da atuação da Fenapef e dos 27 sindicatos
QUERO SABER MAIS

Justificativa

A XVII edição do CONAPEF ocorrerá em Curitiba/PR pois este é o local onde estão focados todos os holofotes da Operação Lava-Jato, cujo processo tramita na 13ª Vara Federal Criminal daquela capital, especializada em crimes financeiros e de lavagem de ativos.

Cunha sendo preso
Prisao lava jato
Moura

Local do evento

Localizado na região central da cidade, o Pestana Curitiba City Center & Conference Hotel possui padrão 4 (quatro) estrelas e conta com estrutura completa de centro de convenções.

Público participante

O público-alvo são policiais federais e líderes sindicais, além de especialistas em segurança pública, jornalistas e autoridades relacionadas ao tema. São esperadas cerca de 500 pessoas.

Base de discussões e inovações

Eixo 1

NOVAS PRÁTICAS E NOVAS TECNOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO POLICIAL

A segurança pública tem sido o centro das discussões, principalmente pela crise que atinge o setor, passando pelo aumento do crime organizado e pela falta de políticas públicas adequadas.

A falta de aparelhamento dos órgãos de segurança pública e, especialmente, o modelo adotado no País tornam o processo de investigação lento, burocrático e ineficiente.

Diante do cenário de violência e de altos índices de criminalidade registrados no Brasil, cujos crimes elucidados não chegam a 8%, fazem-se necessárias mudanças na legislação e a implantação do ciclo completo de polícia para contornar essa triste realidade.

Enquanto não ocorre uma profunda reforma no setor, a Fenapef enxerga como alternativa o fomento à utilização de novas tecnologias e modelos de polícia inovadores para tentar mitigar o crescimento da violência.

APLICATIVO K-9

Durante o evento será apresentado o aplicativo que ajudará no processo de investigação policial. O projeto está sendo discutido junto a Direção Geral da Policia Federal para implantação interna no órgão sendo que, futuramente, poderá expandir sua utilização para os demais setores da segurança pública do Brasil. O K9 contém módulos que facilitam o trabalho de campo dos agentes nas investigações da Polícia Federal.

Eixo 2

PROJETOS FENAPEF: NOVAS ALTERNATIVAS E NOVOS CAMINHOS

Nesta proposta, serão debatidas alternativas, novas medidas e soluções para viabilizar os projetos discutidos e aprovados no âmbito sindical da Polícia Federal de forma a integrar a atuação da Fenapef e dos 27 sindicatos

Palestrante Bruno Aquião

Protegendo Anjos

Luiz Walmocyr dos Santos Jr
Agente da Polícia Federal e Palestrante

Palestrante Bruno Aquião

Carreira Policial - Novos Paradigmas

Marco Antônio Scandiuzzi
Professor da Academia Nacional de Polícia, especialista em Políticas de Segurança Pública

Palestrante Bruno Aquião

O modelo da policia americana

Eliel Teixeira
Agente do Departamento de Polícia de Los Angeles

* Os palestrantes são sugeridos. Sujeitos à confirmação de agenda.

Realização:

SHIS QI 25 conj 5 casa 4 Lago Sul | CEP 71660-250
conapef@fenapef.org.br
(61) 3445-5200
www.fenapef.org.br