Conselho de Representantes aprova a implantação do voto online

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 18/02/16

Em segunda assembleia convocada para esta terça-feira, 17, o Conselho de Representantes aprovou, por unanimidade, a implantação do voto online para as decisões de maior relevância, urgentes e de âmbito nacional. O objetivo é dar celeridade aos assuntos que requerem uma resposta mais rápida por parte dos filiados.

Segundo o presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens, a nova forma de votação aumentará a participação dos sindicalizados e refletirá, com transparência, a vontade do sindicalizado que votar.

O sistema será implantado em uma área restrita, que será incorporada ao site da Fenapef e o sindicalizado deverá realizar um cadastro prévio para a participação. O filiado deverá ficar atento à atualização de seus dados, junto à Fenapef, quando o sistema for implantado.

Como pauta, a Diretoria da Fenapef apresentou ao Conselho de Representantes uma proposta de mudança estatutária para viabilizar a implantação do voto online. Contudo, o estatuto da Fenapef prevê que para uma mudança no regimento, deve-se obter, no mínimo dois terços dos membros do Conselho presentes, em assembleia convocada para essa finalidade. Por dois votos, a mudança não foi aprovada.

O vice-presidente, Flávio Werneck, avaliou que com a aprovação do indicativo da implantação o próximo passo ficará mais viável. Foi eleita uma comissão que fará uma proposta de texto para a mudança estatutária, especificamente sobre o voto online, que terá trinta dias para formular propostas e quinze dias para apresentar aos representantes sindicais.

Além disso, foi aprovada na Assembleia a alteração no estatuto para que as audiências, em nível de Conselho, realizadas por videoconferência terão poder deliberativo e decisório. Werneck avalia que essa era uma necessidade para os representantes sindicais e ajudará na celeridade que a nova Diretoria quer dar às decisões mais urgentes.

OUTRAS NOTÍCIAS

PL que altera a remuneração dos cargos da carreira policial federal tem urgência solicitada

Estratégia adotada pela Fenapef reitera a transparência das informações financeiras

Fenapef alerta sindicalizados sobre tentativas de golpes

Ação da Proporcionalidade: pedido de vistas pode caracterizar obstrução indevida