Fenapef informa como prevenir crimes na rede

Data: 07/02/17

804202503_18222_16113140543620920964 (1)A internet é fonte inesgotável de informação, além de ser uma poderosa ferramenta de entretenimento. É na rede mundial de computadores que muitas pessoas trabalham, encontram serviços, postam suas fotos, conversam com os amigos... Mas, o que todos precisam saber é que o mundo virtual também atrai criminosos.

Só nos últimos 10 anos a Polícia Federal recebeu e processou mais de 493 mil denúncias anônimas, envolvendo 106 mil páginas virtuais (URLs) distintas. Grande parte das denúncias estão relacionadas à pedofilia e à violação e uso de informações pessoais e sigilosas.

No Dia Internacional da Internet Segura, comemorado neste dia 7 de fevereiro, a FENAPEF informa alguns cuidados que deixam a navegação mais segura e podem prevenir crimes na rede:

1 - Evite a publicação de fotos com placas de carros (a placa permite localizar o endereço), com foto de casa (mostra onde a pessoa mora) e com informações pessoais (telefones, endereços e CPF).

2 - Evite postar endereços de lugares onde frequenta, mora ou estuda. Muito cuidado com ao fazer check-in.

3 - Utilize sites seguros sempre que possível, tais como os que possuem “https”, porque as informações enviadas para estes sites são criptografadas.

4 - Se tiver algo de íntimo para dizer a alguém ou quer manter segredo sobre um assunto importante, use o telefone ou fale pessoalmente.

5 - Não se deixe fotografar em cenas comprometedoras, nem mesmo envie qualquer foto sua a uma terceira pessoa. Por mais que confie em quem está recebendo o material, o conteúdo pode cair em mãos erradas.

6 -  Instale um antivírus em seu computador e o mantenha devidamente atualizado.

7 - Não clique em links da web presentes em e-mails, nem abra arquivos anexos enviados por pessoas desconhecidas. Aprenda a reconhecer e-mails maliciosos.

8 -  Bloqueie suas telas sempre que se ausentar do computador e acostume-se a fechar sua sessão ao utilizar computadores públicos.

9 - Senhas seguras, com letras e números, também contribuem para uma navegação segura.

10 - Com crianças em casa o cuidado deve ser dobrado: os pais devem deixar o computador num local comum e visível da casa e supervisionar os acessos dos filhos de forma discreta e orientá-los a não conversar com estranhos.

Saiba mais

A Lei nº 12.737/2012 dispõe sobre os delitos informáticos, como a invasão de computadores, o roubo de senhas e de conteúdos de e-mail, a derrubada proposital de sites e o uso de dados de cartões de débito e crédito sem autorização do titular. Também é crime a disseminação de vírus de computador ou códigos maliciosos para roubo de senhas. Mas outros crimes definidos pelo código penal também podem ocorrer na internet, como o de pedofilia contra crianças e adolescentes.

Para denunciar a ocorrência de crimes cibernéticos o usuário deve procurar uma delegacia especializada em sua cidade ou ligar para o número 100, além do 190 da Polícia Militar. O sigilo da informação e o anonimato são garantidos.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ