Dirigente de federação da PF admite que órgão não esperava prisão de Lula agora

Data: 09/04/18

PODER - CARAVANA LULA - CURITIBA - PR - Ato de encerramento da Caravana do o ex Presidente Lula, com a presença de Guilherme Boulos e Manuela D Avila. O ato se transformou em apartidario, depois que dois onibus da caravana foram alvejados na estrada 28/03/2018. Foto: Marlene Bergamo/FolhaPress - 017 -

O presidente da Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), Luís Antônio Boudens, diz que a categoria recebeu com surpresa a ordem de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para ele, o rito legal foi cumprido, mas o processo foi acelerado pelo Tribunal Regional da 4a Região.

Boudens diz que a expectativa era a de que o procedimento ainda demoraria entre uma a duas semanas.

O TRF encaminhou um ofício ao juiz Sergio Moro, que determinou a prisão nesta quinta (5), menos de 24 horas depois de o STF (Supremo Tribunal Federal) negar o habeas corpus ao petista.

“O tribunal respeitou todo o rito processual legal, mas a expectativa era a de que a prisão ocorresse apenas na segunda quinzena de abril. Esse caso ganha ares mais emblemáticos porque estamos falando de um ex-presidente, o primeiro a ser condenado em um processo criminal”, diz o presidente da Fenapef.

Policiais avaliam que a decisão dos desembargadores de acelerar o processo pode ter sido uma resposta à caravana do petista pelo Sul, vista como uma provocação.

Folha de São paulo

OUTRAS NOTÍCIAS

Saúde mental dos policiais e a necessidade de mudanças urgentes

Exército reduz fiscalização de CACs em meio a disputa com PF no governo Lula

Policiais federais pedem aumento de efetivo para controle de armas

Há mais CACs do que policiais no país, diz Fórum Brasileiro de Segurança