Encontro reúne policiais federais de todo o Brasil para debater segurança pública

Data: 07/03/18

Terceira edição do Encontro Nacional, em Brasília (DF), também vai auxiliar candidatos da PF a uma vaga no Congresso Nacional

 

Representantes de diretorias de sindicatos e policiais federais eleitos e candidatos a uma vaga no Congresso Nacional nas próximas eleições estão reunidos no 3º Encontro Nacional dos Policiais Federais, em Brasília (DF). Além de apoiar a candidatura dos colegas em 2018, o evento organizado pela Federação Nacional dos Policiais Federais também será palco para debater projetos e pensar soluções para a segurança pública no Brasil.

O presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens, abriu o evento garantindo que os candidatos a uma vaga no Congresso terão todo o apoio da Federação. “Decidimos, desde o início da gestão anterior, que não deixaríamos mais nenhum colega se candidatar isolado, todos seguirão com o apoio da Fenapef. Precisamos de vozes anticorrupção, o Congresso e o Brasil só têm a ganhar com isso”, disse. O vice-presidente da Fenapef, Flávio Werneck, e os deputados Aluísio Mendes (MG), Eduardo Bolsonaro (RJ) e Márcio Pacheco (PR), todos policiais federais, também participaram da mesa de abertura do encontro.

Nessa primeira parte do encontro, os deputados deram orientações aos candidatos. Para todos, a filiação partidária e a escolha da coligação são os principais passos para esse primeiro momento. Segundo o deputado Aluísio Mendes, “essa é a diferença entre um grande sucesso ou grande fiasco.” O empenho nas redes sociais também foi citado como um forte aliado dentro da corrida eleitoral.

Ainda na parte da manhã, os presentes tiveram acesso a um projeto voltado para auxiliar nas candidaturas, mostrando o atual cenário, expectativa da população, metodologias, números e datas importantes a serem cumpridas na corrida eleitoral. Para se filiarem a um partido e decidirem a coligação, por exemplo, os policiais têm até o dia 7 de abril. Para registro de pré-candidatura, a data é 15 de agosto.

Os policiais também tiveram apoio jurídico, com dados de pesquisa eleitoral. Os candidatos receberam orientações sobre condições de elegibilidade, prazos, formas de arrecadação, convenções partidárias etc.

Pesquisa

Segundo pesquisa apresentada no encontro, mais de 90% da população vê a atual situação política como negativa, mas há expectativa de melhora. Entre as prioridades para os brasileiros estão saúde, violência e segurança pública e o combate à corrupção. “A Polícia Federal deu mais esperança à população nesse sentido”, lembrou Boudens.

Ainda de acordo com os dados, a Polícia Federal tem 54% de seu trabalho conhecido pela população em relação à responsabilidade pela segurança pública no Brasil. O combate à corrupção é um dos pontos em que a PF é lembrada pelos brasileiros. Em pesquisa espontânea, 34% da sociedade respondeu ser o órgão o responsável por isso, ficando em primeiro lugar.

Carreira

Uma das grandes bandeiras levantadas pelos policiais federais é a regulamentação da carreira, que dará mais condições aos profissionais da segurança. “A nossa bandeira é a melhoria da segurança pública, uma carreira única e mais justa, trabalho nas fronteiras adequado, investigação e execução penal que funcionem”, elencou Flávio Werneck.

A segurança pública, aliás, é considerada hoje um dos assuntos prioritários da população, mas é preciso reestruturar o setor. “Estamos caminhando para a falência do modelo de segurança pública. É preciso buscar boas práticas pelo mundo, senão não vamos evoluir nesse sentido”, opinou Werneck.

Serviço

O 3º Encontro Nacional dos Policiais Federais, em Brasília (DF), é nessa quarta (07), durante todo o dia. Participam ainda do evento o conselho consultivo permanente e toda a diretoria da Fenapef.

Confira as fotos do evento, Clique Aqui.

Comunicação Fenapef

OUTRAS NOTÍCIAS

Aprovado na Câmara fim do foro privilegiado

NOTA OFICIAL

Fenapef tem novo endereço em Brasília (DF)

Policiais federais contribuem com segurança da Copa do Mundo