Entidades de classe da PF debatem sobre aposentadoria dos policiais federais

Data: 11/08/16

photo_2016-08-11_15-30-39

Foto: Fenadepol

A Federação Nacional dos Policiais Federais - Fenapef participou na manhã desta quarta-feira (10) de um café da manhã com representantes de todas as associações de classe da Polícia Federal para um  debate sobre as reformas previdenciárias anunciadas pelo Governo Federal  e a aposentadoria especial do policial federal.

Compareceram ao evento o Presidente da Fenapef, Luis Boudens, acompanhado do Presidente do SINPEF-RS, Ubiratan Antunes Sanderson; o Presidente da Associação Nacional dos Escrivães de Polícia Federal (ANEPF), Ricardo Wisnievski; O Presidente da Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal (Ansef Nacional), João Malaquias Antunes Ribeiro de Vasconcelos; o Presidente do Sindicado Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SINPEC-PF), Éder Fernando da Silva; o Presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Carlos Eduardo Miguel Sobral e o Representante da ADPF/PR, Evaristo Kuceki; o representante da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Hélio Buchmüller; a Presidente da Associação Nacional das Mulheres Policiais do Brasil (AMPOL), Creusa de Castro Camelier; o Presidente da FENADEPOL Sandro Avelar, acompanhado pela Vice-Presidente de Assuntos Sindicais e Sociais, Viviane da Rosa, pelo Diretor de Finanças, Valmir de Oliveira; e pelo consultor da Fenadepol para assuntos relacionados à Reforma da Previdência, Marcelo Fernando Bórsio.

Também presente ao evento, o Diretor de Gestão de Pessoal do DPF, Luiz Pontel de Souza manifestou que Direção Geral do DPF está apoiando a atuação conjunta das entidades de classe da Polícia Federal na defesa da aposentadoria especial: “É preocupação da Direção Geral do DPF buscar estratégias comuns com as entidades representativas. Há fóruns que as entidades podem ter acesso; outros que apenas o DPF. A ideia é somar esforços”.

Os presentes ao encontro debateram sobre a necessidade de demonstrar ao Governo Federal os critérios técnicos e científicos que embasam a aposentadoria especial do policial definida na Constituição Federal (§4º da art. 40, § 4º, Inc II) e regulamentada pela Lei Complementar nº 51/85. Durante o encontro foram combinadas as estratégias conjuntas para demonstrar a condição diferenciada do trabalho policial para o enfrentamento da questão da reforma previdenciária.

O intuito da Fenadepol é criar um grupo de trabalho para encaminhar a questão junto ao governo e ao Congresso Nacional com o objetivo de defender a aposentadoria especial para a classe policial federal”, anunciou o Presidente da Fenadepol Sandro Avelar.

photo_2016-08-11_15-30-17 Foto: Fenadepol

O Presidente da Fenapef apresentou o projeto que a Fenapef juntamente com a Fenaprf e Sinpol/DF estão contratando junto a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a realização de um estudo e pesquisa sobre a expectativa de vida e do ponto de equilíbrio atuarial da previdência do Policial Federal, do Policial Rodoviário Federal e do Policial Civil do Distrito Federal e que servirá de subsídio para as tratativas de todos os policiais federais na questão previdenciária. Na oportunidade as entidades presentes aceitaram o convite da Fenapef para adesão ao estudo e rateio dos custos operacionais.

Boudens destacou a importância da participação conjunta das entidades de classe e da direção geral do DPF no enfrentamento da questão da aposentadoria especial. "Embora não se acredite que a reforma previdência do Governo atinja os policiais, o estudo servirá para ratificar a condição diferenciada do trabalho dos policiais e permitirá a promoção de ações conjuntas por melhores condições de vida e trabalho, bem como de aposentadoria", concluiu.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef parabeniza novo Diretor Geral da Polícia Rodoviária Federal

Assembleia de entidades de policiais de todo o país decide amanhã sobre...

Fenapef e Sindireceita dão início a uma nova parceria sindical

Ministro-chefe da Casa Civil recebe representantes das carreiras do PL...