Fenapef divulgará neste domingo a PEC 361 como modelo de eficiência para a PF

Data: 29/07/16

photo_2016-07-29_15-10-06

Os Agentes Federais estarão participando neste domingo (31) da mobilização democrática que acontecerá em todo o Brasil. De forma apartidária, a mobilização objetiva divulgar a Proposta de Emenda Constitucional – PEC 361, que visa adotar a estrutura de carreira na Polícia Federal nos moldes do FBI americano.

Com o slogan #SOMOS TODOS AGENTES contra a corrupção, os policiais federais estarão com trios elétricos no Rio de Janeiro, São Paulo e ainda na cidade de Ribeirão Preto/SP, onde o idealizador da PEC 361, o então Deputado Otoniel Lima, comandará o evento. Em Brasília a participação será com as camisetas e nos três trios que foram os únicos liberados para circular na Esplanada pela organização do evento.

A PEC 361 está em tramitação no Congresso Nacional e visa implantar na Polícia Federal a estrutura de carreira, na qual os cargos são promovidos por critérios de meritocracia e experiência, um modelo de eficiência que é adotado nas melhores polícias do mundo, como é o caso do FBI. A PEC propõe a existência de troncos organizacionais de atividade Policial Federal, divididas por especialidades inerentes às atividades e atribuições dos policiais, tais como: (1) investigativa e judiciária, (2) operacional e administrativa, e (3) técnico e cientifica.

Com a PEC 361 cada policial será aproveitado dentro de sua área de interesse e de formação e especialização, conferindo maior efetividade às ações desencadeadas. Atualmente os chefes de setores de todas as áreas da Polícia Federal, mesmo as que não se referem à investigação pelo inquérito policial, são somente ocupadas por delegados que muitas vezes são recém ingressos no órgão para chefiar o que sequer conhecem, desprezando a expertise dos policiais federais dos demais cargos da carreira policial.

A estrutura de carreira é adotada principalmente no setor privado porque é um modelo eficiente que gera resultados, no qual será o chefe quem tem competência para tanto. Com a estrutura de carreira nas organizações os profissionais têm motivação e se esforçam para o melhor desempenho no seu trabalho e para terem reconhecidas suas competências, podendo ocupar chefias a partir de seus méritos.

“Na Polícia Federal, os policiais federais chegam ao topo da carreira aos treze anos e daí até a sua aposentadoria não vislumbram qualquer horizonte de crescimento profissional. Com a possibilidade de uma porta única de entrada  e uma estrutura real de carreira, teremos de volta o perfil policial, onde a vocação é fator preponderante para viver o sonho de ser policial federal. Hoje esses profissionais são subutilizados em suas competências e, sem previsão de reconhecimento profissional através de uma carreira com início, meio e fim, acabam se desestimulando ou mesmo deixando a Polícia Federal. São muitos potenciais que são desperdiçados em detrimento do interesse público, explica o Presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens.”

Nos locais de concentração serão distribuídas camisetas, adesivos e panfletos e também serão colhidas assinaturas em prol da sobre a PEC 361. Locais de concentração:

Brasília - Praça dos Três Poderes, a partir das 10 horas Rio de Janeiro: Copacabana, Posto 5, 10 horas São Paulo - Avenida Paulista com Rua Padre João Manoel, 14 horas Ribeirão Preto/SP - Avenida 9 de Julho, 09 horas  

Seja um Agente em prol da eficiência da PF. Participe!

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ