FENAPEF e COBRAPOL: Ações conjuntas para reformas no novo CPP

Data: 29/06/16

803711339_51065_9846670411481803164Na noite da última segunda-feira (27) o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF), Luís Antônio Boudens, se reuniu com representantes da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (COBRAPOL) para discutir as propostas comuns de modernização do novo Código de Processo Penal (PL 8045/2010), que atualmente tramita na Câmara dos Deputados .

Na ocasião, Boudens apresentou as propostas dos policiais federais para mudanças no Código de Processo Penal, visando a eficiência das atividades policiais nas áreas de polícia investigativa, polícia judiciária, policia administrativa e polícia de soberania. Para ele é necessária a modernização na investigação criminal no Brasil, com a implantação de modelos de polícia que funcionam em outros países com eficiência e eficácia nas soluções de crimes.

As duas entidades selaram compromisso de atuação conjunta no Congresso Nacional para apresentar propostas de reais mudanças ao texto do novo Código de Processo Penal, principalmente no capítulo da Investigação Criminal. "Nossa meta é oferecer à sociedade mudanças que signifiquem uma maior agilidade nas investigações criminais. Tudo construído de acordo com as decisões tomadas pela categoria nas últimas edições do Congresso Nacional dos Policiais Federais (CONAPEF), com as análises de quem realmente investiga e convive diariamente com as dificuldades geradas por um modelo ultrapassado, remanescente do imperialismo no Brasil", frisou o Presidente da Fenapef.

Para Jânio Bosco Gandra, presidente da COBRAPOL, a participação dos policiais civis nesse processo é fundamental para a evolução do combate à criminalidade no País, almejando sempre os números de solução de crimes dos países do primeiro mundo. "Ainda teremos o nosso próprio ambiente de formação em ciências policiais e, até lá, nosso papel é preparar a persecução criminal, através de uma norma processual penal que rompa com as barreiras corporativas, com as estruturas antigas e modelos falidos, para que se absorvam os avanços nas técnicas de investigação e haja constante valorização da figura do investigador", afirmou.

Durante as discussões na Comissão Especial que discute o PL 8045/2010 (novo CPP) e na sequência da tramitação até a votação final em plenário, policiais federais e civis farão revezamento semanal de representantes no Congresso Nacional, de forma a esclarecer aos parlamentares as propostas oferecidas.

Além dos presidentes da Fenapef e da Cobrapol, estiveram presentes na reunião os Presidentes dos Sindicatos dos Policiais Civis Humberto Mileip, do Espírito Santo, Itamir Lima, do Acre, Antônio da Costa e Silva Neto, de Goiás e Giancarlo Corrêa, do Mato Grosso do Sul.

OUTRAS NOTÍCIAS

Gigantes do crime

Presidente da Fenapef debate Reforma da Previdência em audiência pública...

Para a CUT, recuo de Temer é insuficiente: 'Queremos retirada do projeto'

Meirelles descarta medidas para compensar mudanças na Previdência