FENAPEF e entidades parceiras impedem aprovação da PEC 412 na Câmara

Data: 15/06/16

A Federação Nacional dos Policia803732566_9006_1544709252545125395is Federais – Fenapef, por meio de sua diretoria parlamentar, conseguiu mais uma vez barrar a votação pela Comissão de Constituição e Justiça, da Proposta de Emenda à Constituição - PEC 412/2009, defendida apenas por delegados federais.

Nas últimas semanas a Fenapef juntamente com as entidades Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (Sindipol/DF), Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais Federais (ABRAPOL), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) conseguiram explicar aos parlamentares o risco que esta proposta representa para segurança pública e para a sociedade brasileira. Por meio de articulações e conversas de bastidores nesta terça e quarta, os deputados Delegado Edson Moreira, Hugo Leal, Luiz Couto, Marcos Rogério, Rodrigo Pacheco, Valmir Prascidelli e Vitor Valim, pediram vista conjunta da matéria, que retorna à pauta daqui duas sessões.

Há mais de um ano diretores da Fenapef, dos sindicatos e policiais federais de todo o país fazem protestos contra a votação da admissibilidade do projeto, que traz em seu texto um substitutivo que vem sendo mantido como oculto em sua tramitação.702415423_102047_2580426763013231840

Além de impedir a votação, a Fenapef protocolou na mesa diretora da Câmara, documento para que constem na tramitação do projeto, um conjunto de notas técnicas feitas por ela e por entidades como Ministério Público Federal, Associação Nacional dos Procuradores da República e Associação Nacional dos Membros do Ministério Público que atestam a inconstitucionalidade do texto.

A quase totalidade dos policiais federais (90%) não apoia a PEC 412, por entender que a suposta autonomia pretendida busca interesses próprios e não um melhor combate à corrupção como vem sendo propagada. A proposta confunde a opinião pública, porque os delegados a vendem para a sociedade como a PEC da autonomia, quando na verdade é um instrumento que vai lhes conferir um poder sem controle na condição de “Membro”, equiparando-se a juízes e Procuradores, sobrepondo-se aos demais cargos da Carreira Policial Federal.

803711060_47221_10390761340739458499 Para o presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens, a proposta, apelidada de PEC da Autonomia, não faz sentido, porque a PF já tem autonomia de investigação e não há riscos de interferências. “O que está por trás da PEC 412 são interesses nada republicanos e totalmente classistas dos delegados. O que eles buscam, na verdade, é estender privilégios a uma casta do funcionalismo público sem ter que dar satisfação ao contribuinte e às instituições. É um oportunismo eles fazerem ato por esta PEC no momento em que o país está desestabilizado”, argumenta Boudens.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ