A Fenapef e o grupo Elo tem informações importantes sobre seu plano de saúde

Data: 13/05/16

A partir de junho, a mensalidade do seu plano Da Seguros Unimed será reajustada em 18,73% como você verificará na cobrança a partir de julho. Entenda o por quê.

Para o reajuste de 18,73% considerou-se a sinistralidade apurada em 2015 de 93,73%, a variação dos custos médico-hospitalares de 17,1%, também em 2015  e dos preços dos insumos de saúde (em sua maioria cotados em dólar, cuja variação entre 10/2014 e 09/2015 - período utilizado para o cálculo do reajuste -  foi de 163%).

A sinistralidade de 93,73% significa que as pessoas estão usando bem mais do que o ponto de equilíbrio do plano, que é de 70%.  Em decorrência, a Seguros Unimed sinalizou a necessidade de reajustar o plano em 23,51%. Realizamos rodada de negociação e a nova proposta da Operadora foi de 21,75%. Não satisfeitos e buscando obter um maior desconto que impactasse o mínimo possível os usuários do plano e concomitantemente, garantisse o equilíbrio do plano, logramos sucesso e conseguimos chegar ao menor reajuste relativo aos 18,73%. Este índice é muito inferior que aos reajustes praticados no mercado de saúde para planos equivalentes, que está em média na casa dos 33%.

Além disso, obtivemos também o compromisso da Seguros Unimed de em seis meses reavaliarem o plano e, caso a sinistralidade esteja em 70%, concederão um desconto de até 3% no valor pago.

Então, de que forma você pode contribuir para que a sinistralidade do plano se mantenha no patamar de 70%, evitando, inclusive, reajustes elevados?

Usando seu plano de forma consciente e controlando sua utilização médica!!!!

Isto não quer dizer que você não deva utilizar o plano. Muito pelo contrário! Mas é necessário saber como usá-lo corretamente o seu plano. Veja como:

1 – Pronto-Socorro é para atendimentos e urgência e emergência. Consultas e exames normais ou de rotinas procure um médico ou clínica credenciada. Os médicos de Pronto-socorro fazem atendimentos pontuais e não conhecem seu histórico de saúde e o custo da utilização em Pronto-Socorro é mais caro. É importante ter um médico que já conheça o seu histórico de doenças e as medicações usadas no seu dia a dia, para que se faça um diagnóstico e um tratamento mais adequado.

2 – Se você ainda não tem um médico de confiança, em caso de dúvida sobre sintomas, procure sempre um Clínico Geral. Ele facilitará a identificação do diagnóstico e poderá indicar um especialista correto, caso necessário.

3 – Procure seu médico e faça avaliação de sua condição de saúde anualmente. A melhor forma de ter uma excelente qualidade de vida e evitar gastos inesperados, é agir preventivamente. Depois que a doença já se instalou muitas vezes o tratamento é invasivo, sofrido e desgastante.

3 - Procure levar em suas consultas os últimos exames realizados, isso evita ter que repeti-los novamente. Guarde sempre com você seus exames.

4 - Antes de realizar exames, procure se informar sobre os procedimentos preliminares (jejum, abstinência, suspensão do uso de medicamentos, etc.) no prestador onde fará o procedimento.

5 - Não é necessário sempre visitar o médico. Algumas dúvidas podem ser sanadas apenas com uma ligação telefônica para seu médico. Para algumas questões de saúde o telefone é um excelente meio de comunicação.

6 - Peça sempre informações das guias que está assinando, pois isso evita cobranças indevidas de procedimentos não realizados. Não assine guias em branco.

7 - Procure sempre questionar os exames pedidos, qual o objetivo e qual a sua eficiência diagnóstica. Esta atitude evita a multiplicação de vários exames que muitas vezes causam problemas à saúde.

8 - Não se automedique, ato que poderá ser prejudicial a sua saúde ou ao tratamento que seu médico iniciou ou iniciará.

9 - Não troque de especialista a todo momento, pois o profissional necessita realizar um acompanhamento da evolução do tratamento para o seu bom resultado.

10 – Aprenda  a se prevenir! Prevenção é importante em todas as fases da vida: desde a gestação até a velhice. Isso porque os fatores de risco se devem não somente à herança genética, mas também aos hábitos de vida diários. Tenha uma atitude saudável e previna-se sempre.

11 - Alguns procedimentos são autorizados por sessão. Ex: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição, Quimioterapia, Acupuntura, etc. Nunca assine todas as sessões ao mesmo tempo. Assine e date no dia em que cada sessão estiver sendo realizada.

12 – Sempre leve com você seu cartão e carteira de identificação pessoal, com foto. Seu cartão é um documento pessoal, intransferível e indispensável em qualquer tipo de atendimento. Não empreste seu cartão à terceiros.

13 – Utilize o SUS somente em último caso. As internações realizadas no SUS, por usuários de planos de saúde que estejam regularmente ativos no plano, são cobradas integralmente do plano de saúde pelo SUS e o valor dos procedimentos são mais caros que os das Operadoras em geral. A partir de 2015, a ANS autorizou que o SUS também cobre dos planos de saúde, a realização de exames e terapias ambulatoriais de alta e média complexidade. Portanto, use seu plano de saúde.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ