Fenapef e Sindicatos participam do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Data: 22/09/16

803730026_61990_6791180068201159855O Fórum Nacional de Segurança Pública que está sendo realizado no período de 21/09 a 23/09 conta com o apoio da Fenapef, Sindipol/DF e Sinpef/RS. Também participam os representantes do Sindipol/BA, Sinpef/ES, Sinpef/RN, Sindipolf/SP e Sinpef/MA.    

O tema principal do Fórum é “Violência contra a mulher, Acesso à Justiça e o Papel das Instituições Policiais” e durante todo o evento vários subtemas serão debatidos nas oficinas do FBSP.

Durante a manhã, o Presidente do Sinpef/RS, Ubiratan Sanderson, falou na assembleia dos sócios do FBSP, fazendo uma explanação sobre a necessidade do nosso sistema de segurança pública ser reformado.

Representando a Fenapef na abertura solene do evento ocorrida ontem à noite, o Vice-Presidente Flávio Werneck, que também é Presidente do Sindipol/DF, discursou destacando os discursos anteriores que colocaram em cheque pleitos corporativos em detrimento das necessidades da sociedade. “Todos nós aqui presentes, sabemos o que fazer, nós já estamos no 10º Fórum Brasileiro de Segurança Pública, já temos as soluções mapeadas, mas insistimos em, parafraseando o Ministro Gilmar Mendes ‘criar jabuticabas’, soluções 100% brasileiras, com jeitinho 100% brasileiro, que em nada se mostraram eficazes, basta ver os índices da violência e de resolubilidade ao fim do processo de persecução penal no país. Todos nós já sabemos o que fazer, então vamos deixar de lado as vontades e pleitos corporativos e vamos buscar nos países onde a segurança pública funciona, as soluções que todo povo brasileiro merece”, apontou Werneck.    

803701625_99405_6170034523828896783Em referência ao tema principal do FBSP, sobre violência contra mulher e em referência à violência interna corporis de policiais, Werneck citou ainda que nos idos de 2012, a policial mais importante do mundo, se chamava Mirelle Balestrazzi, uma francesa que veio da base da polícia e se especializou em investigação. “Ela quebra três paradigmas difíceis de quebrar no Brasil: uma mulher como policial mais importante do mundo, bacharel em artes e não em direito e no final de uma carreira onde ela iniciou na base”.        

Werneck apontou que precisamos buscar o que tem de melhor onde a segurança pública funciona e se presta para toda a população, pois é preciso acabar com esse modelo herdado da mesma época do nosso hino nacional, pois a segurança pública merece modernização. “Que deixemos nosso corporativismo hoje dentro dessa sala para que os trabalhos sejam profícuos para todos”, concluiu.

Na tarde de hoje, 22, Werneck irá palestrar pela Fenapef sobre o tema: “Administração de conflitos criminais e justiça penal: quais tarefas”.

Assista ao vídeo da fala do vice-presidente, Flávio Werneck:

OUTRAS NOTÍCIAS

Gigantes do crime

Presidente da Fenapef debate Reforma da Previdência em audiência pública...

Para a CUT, recuo de Temer é insuficiente: 'Queremos retirada do projeto'

Meirelles descarta medidas para compensar mudanças na Previdência