FENAPEF esclarece sobre ação direta de inconstitucionalidade 5735 contra a Lei 13.429, de 2017

Data: 03/11/17

Com a publicação da Lei 13.429, de 2017, a ameaça contra trabalhadores privados e públicos se concretizou, permitindo-se “contratos temporários” de até 270 dias, voltados também para a execução indireta das atribuições dos servidores nas atividades meio e fim (exceção às carreiras típicas de Estado, como magistratura, ministério público, auditoria e segurança pública).

No passado, o Tribunal de Contas da União e a regulamentação federal instituíram óbice à terceirização de qualquer atribuição integrante de uma categoria funcional pública organizada em carreira, disso saiu a Súmula 97 do TCU, por exemplo. Com o tempo -  e uma apropriação indevida da interpretação usada na esfera trabalhista privada – esse discurso passou a admitir hipóteses de execução indireta da atividade- meio, entendida como aquela que dá apoio para os agentes finais de um órgão ou poder (que desempenham a atividade-fim). A situação agrava-se ainda mais para os Policiais Federais, na medida em que a terceirização nos aeroportos em atividades-fim da Polícia já é realidade, combatida parcialmente através de decisões judiciais esparsas, exigindo medida mais severa.

Isso não significa que seja constitucional a terceirização no serviço público (independente de área), apenas pela superveniência da Lei 13.429. O acesso a cargos públicos se dá pelo concurso público previsto no artigo 37, II, da Constituição. E a garantia de impessoalidade na seleção se liga à isonomia de cada cidadão, configurando cláusula pétrea que não pode ser alterada. Em casos de atividades de cargo organizados em carreira, qualquer execução indireta é inconstitucional, não importa se dirigida às atividades meio ou fim. No aspecto formal, para o caso de terceirização no serviço público, a iniciativa de lei sequer poderia ser encampada pela Câmara dos Deputados, visto que em 2003 o então Presidente da República retirou a proposição. A nova lei é formal e materialmente inconstitucional (vício no processo legislativo e no mérito).

É por isso que a FENAPEF definiu duas linhas de atuação com sua assessoria jurídica (Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues Advogados): (i) imediata intervenção como amicus curiae na ação direta de inconstitucionalidade nº 5735 que tramita no Supremo Tribunal Federal, contra a Lei 13.429/2017; (ii) atuação contra qualquer tentativa de contratação de prestadora de serviços que envolva atribuições previstas na carreira de nível superior ou intermediário, seja perante o Tribunal de Contas ou na via judicial anulatória."

Para o Diretor Jurídico da Fenapef, Adair Ferreira, a participação da entidade nessa discussão é fundamental, posto que muitas das atribuições dos policiais federais, vêm, paulatinamente, sendo alvo de indevida terceirização.

Agência Fenapef

OUTRAS NOTÍCIAS

TJRJ vai apurar conduta de juiz que barrou policial federal armado no...

Confira a relação de beneficiários da ação dos 28% em 2018

Liminar do STF suspende efeitos da MP que adiou reajuste de servidores

Partes se manifestam sobre poder de delegados firmarem acordo de...