Fenapef faz alerta para continuação das ações do ”Setembro Amarelo” por parte dos Sindicatos

Data: 30/09/16

setembro-amarelo_482343368714616962Neste último dia do mês termina a campanha “Setembro Amarelo”, trazida ao Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que tem como principal objetivo a prevenção ao suicídio e a defesa da vida.

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) aderiu à campanha e ao longo do mês, alguns sindicatos realizarem ações para conscientizar e prevenir os sindicalizados e seus familiares.

O Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio de Janeiro (SSDPFRJ) lançou a campanha denominada: “Suicídio, viver é sempre a melhor opção”. A ação está ligada ao “Setembro Amarelo” e aconteceu no hall de entrada da Superintendência Regional da Policia Federal do Rio de Janeiro, na última quinta-feira (22). O evento teve a participação do Presidente do SSDPFRJ Luiz Carlos Cavalcante que, pessoalmente, entregou panfletos e conversou com agentes, papiloscopistas, peritos e escrivães da Polícia Federal e servidores administrativos.

Já em Dourados/MS, como forma de participarem da campanha Setembro Amarelo, os agentes da Polícia Federal realizaram diversas ações de conscientização junto aos servidores da polícia federal do estado. O sindicato também irá realizar hoje, 30, uma palestra sobre o tema. O evento contará com a participação da psicóloga Elizete Comerlato e do Padre Crispim Guimarães, que irão palestrar sob "A Prevenção ao Suicídio e a Escolha pela Vida", que acontecerá no auditório da Delegacia da Polícia Federal de Dourados.

Na Bahia o sindicato dos policiais Federais, fizeram vídeos de conscientização mostrando o triste relato de familiares de policiais federais que cometeram suicídio.

Além das ações dos sindicatos, a Academia Nacional de Polícia elaborou uma cartilha contendo informações como indicadores de risco, fatores de proteção, sinais de alarme, a cartilha está disponível no link: https://ead.dpf.gov.br/anpnet/emkt/viver-melhor/viva/index.html

A Fenapef faz um alerta de que as ações de prevenção por parte dos sindicatos dos policiais federais por todo o Brasil precisam continuar, já que o índice de suicídio dos servidores da Polícia Federal é altíssimo e a Administração do órgão não vem tratando do tema com a seriedade devida.

Dentre todas as polícias do Brasil, a Polícia Federal é que tem o maior índice de suicídios. Do ano de 1999 a 2003 foram apuradas oito ocorrências de suicídio dentro do quadro de servidores da Polícia Federal. De 2005 a 2009, foram registrados dez casos. Já entre os anos de 2010 a 2014 foram 22 ocorrências de suicídios. De 2015 a 2016 os registros foram de 5 mortes, o que representa 120% de aumento nos casos. Hoje o número de suicídio na PF alcançou a triste marca de 27 policiais em 5 anos.

De acordo com dados oficiais expostos pela campanha “Setembro Amarelo”, 32 brasileiros são mortos por dia devido a suicídios. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMC), de 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. A meta da campanha é combater o estigma que envolve o tema e informar a população, incentivando a mídia a falar sobre o assunto. “A campanha é de extrema importância para enfrentar esse triste problema e a Fenapef e sindicatos continuarão a exigir medidas da Direção Geral da Polícia Federal para o tratamento biopsicossocial dos servidores, pois a prevenção é a melhor maneira de combater os alarmantes números de suicídios na Polícia Federal e de evitar a ocorrência de novos casos”, concluiu o Presidente da Fenapef.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ