Fenapef luta por redução de reajuste aplicado pela GEAP

Data: 02/07/16

GEApNa manhã da última quinta-feira, 30, o diretor de Seguridade Social da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Francisco Sérgio Pinheiro, se reuniu com o Diretor de Administração e Finanças da GEAP Autogestão em Saúde/Nacional, Arthur de Castro Leite e com o Conselheiro de Administração, Rodrigo Vasconcelos. O objetivo do encontro era conhecer a nova diretoria executiva e esclarecer dúvidas sobre o percentual de reajuste aplicável aos seus planos de saúde.

De acordo com Sérgio, é necessário rebater o reajuste, pois são aproximadamente 14 mil policiais federais e seus dependentes filiados ao Plano de saúde, servidores esses que não têm reajustes salariais há mais de nove anos, o que vem dificultando a permanência na GEAP. “Os Policiais Federais estão com seus subsídios defasados há anos e a maioria dos servidores encontram severas dificuldades de permanecerem com o Plano GEAP. Por isso estamos lutando pela diminuição desse índice exorbitante”, argumentou.

Rodrigo explica que o percentual de reajuste aplicável aos planos da Geap de 37,55% foi aprovado em novembro de 2015 sendo fixado com base em diversas premissas e bases concretas, subsidiado em estudos atuariais.

Com relação a uma resolução que teria baixado o reajuste para 20%, o Conselheiro de Administração afirma que o reajuste inicial de 37,55% está vigente desde sua aprovação, em 19 de novembro de 2015, por ato do Conselho de Administração da Geap (Conad) e aplicável a todos os beneficiários.

Rodrigo conta também que a Resolução baixada pelo presidente do Conad em 03/06/2016, pendente de referendo do pleno do Conselho de Administração da Geap, aprovou redução para 20% na mensalidade de apenas alguns assistidos, representados por um pequeno número de entidades que tinham acionado judicialmente a Geap para obterem a redução dos percentuais de reajuste aplicados aos beneficiários por elas representados. Os demais beneficiários não foram contemplados.  

Por ser ilegal a redução de 20% foi vedada por ordem judicial, considerando a resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), nº 195, artigo 20, que não permite o estabelecimento de dois custeios distintos para um mesmo plano de saúde.

O Diretor de Seguridade Social da Fenapef aproveitou a ocasião para também levar aos representantes da GEAP reclamações recebidas de policiais federais que afirmam que o preço das mensalidades do plano tem aumentado muito, mas a qualidade dos serviços prestados não encontra a contrapartida paralela. Vários pontos foram destacados e consignados e serão submetidos à apreciação da atual gestão, visando a melhora dos serviços prestados.

Os diretores da GEAP e o diretor de seguridade firmaram compromissos de luta com o objetivo de buscar mecanismo que importem na redução do último índice de aumento aplicado.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ