OPF

HUMOR

LEITURA E LAZER

NÍVEL SUPERIOR

VEJA TAMBÉM

Sindical

Superintendente da PF manda punir servidor por participar de reunião sindical» Superintendente da PF manda punir servidor por participar de reunião sindical

Três dias de suspensão foi a pena disciplinar definida pelo superintendente da PF em Minas, delegado Fernando Durán Poch, contra o agente Josias Fernandes Alves, Diretor de Comunicação da Fenapef, por ter faltado ao serviço para participar de assembleia geral da entidade, em Brasília, em 2010.

Nacional

TCU manda acabar com terceirização em aeroportos» TCU manda acabar com terceirização em aeroportos

A determinação do Tribunal de Contas da União é taxativa: a Polícia Federal tem até o fim deste ano para substituir os terceirizados que atuam no controle migratório nos aeroportos por servidores contratados por concurso público. Pelo artigo 144 da Constituição, a fiscalização aeroportuária é atribuição da PF, indelegável...

Nacional

Escola terá nome de agentes federais mortos no Amazonas» Escola terá nome de agentes federais mortos no Amazonas

O Sindicato dos Policiais Federais no Amazonas e a Federação Nacional dos Policiais Federais promovem no próximo domingo, 5, a solenidade de inauguração da Escola de Educação Infantil, que levará o nome dos agentes federais Mauro Lobo e Leonardo Matsunaga. A escola fica localizada numa comunidade pertencente ao município de Manacapuru. Os agentes federais Mauro Lobo e Leornardo Matsunaga Yamaguti foram mortos

Nacional

Vossa senhoria, o delegado» Vossa senhoria, o delegado

Durou pouco a regra instituída na Polícia Federal de Minas Gerais, que obrigava repartições do órgão a tratar delegados pelo apodo de “excelência”. O superintendente da Polícia Federal em Minas Gerais, Fernando Duran, resolveu corrigir o corregedor que baixou a norma.

Home » Notícias » Justiça » Supremo vai julgar temas polêmicos em 2010

Justiça

02/02/2010


Ano Judiciário

Supremo vai julgar temas polêmicos em 2010 »



O STF (Supremo tribunal Federal) abriu nesta segunda-feira (1º) o ano judiciário de 2010. Este ano, estão na pauta da Corte temas polêmicos como a interrupção da gravidez de fetos anencéfalos, a união homoafetiva, a constitucionalidade da lei seca e da lei antifumo. O presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, afirmou durante a cerimônia que temas como o aborto mostram a situação de vanguarda da Justiça brasileira.

 

- Quando se trata de temas sensíveis como o de células tronco e do aborto o Supremo coloca-se em situação de vanguarda se aproximando de outras mais altas cortes.

 
 
 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou a reforma do judiciário como um dos fatos mais importantes dos sete anos de governo. O presidente afirmou durante a abertura do ano judiciário que durante todo o seu mandato a relação entre o Executivo e Judiciário se manteve próxima, mas independente.

 

- Em todos os momentos mantivemos a relação do Executivo e Judiciário como previsto na Constituição. Estivemos próximos, mas sem perder nossa independência. Acredito que uma das mais nobres missões é essa. Deixar para os que estão por vir um ambiente democrático ainda mais sólido.

 

Governo do DF

 

Já nas primeiras sessões de 2010, o STF deve julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade da lei que trata da competência da Câmara Legislativa do Distrito Federal de processar o governador do DF. A ação proposta pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, será relatada pelo ministro Dias Toffoli. Caso a lei seja considerada inconstitucional a decisão vai permitir que a Justiça processe o governador do DF, José Roberto Arruda. Arruda é suspeito de integrar um suposto esquema de corrupção dentro do governo do DF.

 

A mais importante corte do Brasil também julgará o Mandado de Segurança do PPS, DEM e PSDB, que contesta o ato do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer. Temer permitiu que mesmo com a pauta da Câmara trancada por medidas provisórias, outras matérias sejam votadas pelo plenário. Em 2009, o julgamento foi interrompido por um pedido de vistas da ministra Cármen Lúcia.

 

Ministério Público

 

Os ministros devem decidir também sobre o poder de investigação do Ministério Público. O tema diz respeito a pedido de habeas corpus pedido pelo empresário Sérgio Gomes da Silva, conhecido como "Sombra". O empresário é suspeito de ser o mandante do assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, do PT. A pauta foi citada por Gurgel durante o discurso abertura, no plenário do STF.

 

Segundo a assessoria do STF a aposentadoria compulsória do ministro Eros Grau, que completa 70 anos em agosto, também deve fazer com que as matérias relatadas por ele sejam priorizadas pelo plenário da Corte, como é o caso da revisão da Lei de Anistia.

Fonte: R7

   Enviar para Facebook Enviar para Facebook Imprimir

Efetue Login para ler os Comentários.