ÁREA RESTRITA
E-MAIL 
SENHA 

07/12/2011



Diap
Marco Maia é eleito o político mais influente do Congresso



O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), foi eleito pelos colegas de Congresso o parlamentar mais influente em 2011.

 

A votação foi realizada pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) junto a 65 políticos, sendo 43 deputados e 22 senadores, entre os dias 26 de outubro e 1º de dezembro.



A lista dos 10 parlamentares mais influentes inclui ainda o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo na Câmara; o senador José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado; o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), líder do PMDB na Câmara; o senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado; o deputado ACM Neto (DEM-BA), líder do DEM na Câmara; o senador Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado; o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), líder do DEM no Senado; o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), líder do PSDB na Câmara; e o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), líder do PT na Câmara.


O resultado da consulta, que indicou representantes das cinco regiões do país, de acordo com o Diap, foi equilibrado em termos de peso político entre situação e oposição. O fator mais importante foi a posição institucional do parlamentar, já que todos são líderes ou presidente das Casas do Congresso.


Em relação às regiões do país, lideram o ranking o Sudeste, representada por São Paulo - com três parlamentares -, e o Nordeste, representada por Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia, também três parlamentares cada.

 

Na divisão por partidos, o PMDB encabeça a pesquisa, com quatro entre os dez políticos mais influentes. Em seguida estão o PT, com três, o DEM, com dois, e o PSDB, com um.


Ao todo, 128 parlamentares foram votados.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), uma das figuras mais conhecidas da política nacional, ficou na 11ª colocação. O atual ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que antes de assumir o cargo era deputado federal, aparece em 34º, uma posição à frente da senadora Marta Suplicy (PT-SP), ex-prefeita de São Paulo e vice-presidente do Senado.

O senador Fernando Collor (PTB-SP), ex-presidente da República, ficou no 63º lugar. O deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP), é o 100º colocado.


Fonte: R7

Efetue Login para ler os Comentários.

> CAMPANHAS
     
DENUNCIAR
> MAIS LIDAS+
> LEITURA E LAZER
> CONVÊNIOS
Federação Nacional dos Policiais Federais - FENAPEF
SEPS 712/912 - Bloco 01 - Salas 101 a 107 - Conjunto Pasteur
Fone: (61) 3445-5200 - CEP 70390-125 - Brasília - DF