ÁREA RESTRITA
E-MAIL 
SENHA 

20/04/2012



Polícia Federal faz operação padrão no Aeroporto do Recife



Presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco, Marcelo Pires.
Fila no Aeroporto

Uma operação padrão da Polícia Federal (PF) foi realizada no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, na manhã desta quinta-feira (19). Os policiais fizeram a checagem de documentos e bagagens de todos os passageiros nas áreas de embarque e desembarque, com intuito de alertar a população a respeito da insegurança nos aeroportos. A operação aconteceu em todo o Brasil.



Na pauta de reivindicações dos policiais federais, está a questão da falta de efetivo policial para realizar a segurança nos terminais. “Queremos alertar sobre as condições gerais de trabalho. Há a necessidade de repor o quadro de policiais, temos mais de 16 mil km de fronteira descobertas. Já há uma grande apreensão de drogas, armas brancas, mas imagine a quantidade que passa despercebida? A sociedade tem que saber sobre essa fragilidade na fiscalização”, falou o presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco (Sinpef/PE), Marcelo Pires.

 

De acordo com a PF, com a falta de policiais para trabalhar nos terminais de passageiros, empresas terceirizadas são contratadas para realizar a segurança. “O policial é preparado academicamente para trabalhar, na questão dos estrangeiros, com todas as peculiaridades e perspicácia para saber do que se trata, de alguma atitude suspeita. E tem também a questão da investigação social na vida do candidato a policial. O terceirizado ninguém sabe de onde vem, se é de confiança. Eles podem sair a qualquer momento e ninguém sabe para onde vão as informações”, argumentou Marcelo Pires.

 


Na operação, haverá mais rigor durante a entrevista com os passageiros internacionais, na checagem de passaporte e também no sistema de procurados. Segundo o presidente da Sinpef, a intenção não é causar tumulto, mas fazer uma segurança como deveria ser feita nos outros dias. “O Brasil vai sediar grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíadas, e do jeito que está, somos um alvo para o terrorismo”, disse. Os policiais cobram a realização de concurso para preencher o quadro e também reajuste nos salários.

 


A operação padrão foi encerrada no começo da tarde no aeroporto da capital pernambucana no início da tarde desta quinta. De acordo com informações da Infraero, não houve tumulto nem filas fora do normal no terminal de passageiros no início da operação.

 


De acordo com Marcelo Pires, na próxima terça e quarta-feira (25), haverá uma nova assembleia da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), em Brasília. Na ocasião, estarão reunidos representantes de cada sindicato estadual, que irão avaliar os efeitos da mobilização e deliberar as próximas ações.


Fonte: G1

Efetue Login para ler os Comentários.

> CAMPANHAS
> INTEGRAÇÃO FENAPEF
> MAIS LIDAS+
> LEITURA E LAZER
> CONVÊNIOS
     
DENUNCIAR
Federação Nacional dos Policiais Federais - FENAPEF
SEPS 712/912 - Bloco 01 - Salas 101 a 107 - Conjunto Pasteur
Fone: (61) 3445-5200 - CEP 70390-125 - Brasília - DF