Força Nacional ocupará fronteira do Amapá e outros oito estados

Data: 23/07/18

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, anunciou na semana passada, durante o Fórum Permanente de Segurança na Fronteira, que aconteceu em Campo Grande, o início da operação Fronteira Segura. A Força Nacional e a Polícia Federal (PF) vão reunir 300 agentes para reforçar as ações nas fronteiras em nove estados, incluindo o Amapá, através da fronteira entre Oiapoque e a Guiana Francesa.

Jungmann disse durante discurso que “esse trabalho é fundamental para prevenir e reprimir crimes transnacionais, especialmente a entrada no país de drogas e armas”. Todavia, afirmou que é necessário que haja uma coordenação nacional voltada para segurança e contra crimes transfronteiriços.

O anuncio do ministro confirma o anuncio feito anteriormente pelo secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, coronel Carlos Souza, de que ações estratégicas serão realizadas na fronteira do Amapá em parceria com o governo federal.

No dia 30 de junho passado, quase cem homens das forças de segurança estadual e federal participam da Operação Esforço Integrado, deflagrada simultaneamente em 11 estados de fronteira do Brasil. A operação foi coordenada em nível nacional pelo Ministério Extraordinário de Segurança Pública. A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) montou um centro de comando no município de Oiapoque, distante 590 quilômetros da capital, Macapá.

A operação iniciou às 6h da manhã com barreiras em terminais rodoviários e fluviais, e o cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão. Já nas primeiras horas foram confirmadas prisões em flagrante, apreensão de drogas, dinheiro e produtos de origem duvidosa.

“Pela primeira vez estamos deflagrando uma operação com esse nível no Amapá, onde integramos forças federais e estaduais nessa ofensiva. Os resultados já puderam ser vistos logo nas primeiras horas de operação. Temos certeza que, ao término dela, os números serão altamente positivos. É importante salientar que após a operação integrada nós continuaremos esse trabalho de repressão ao crime no Amapá, de forma intensiva”, declarou há época o secretário Carlos Souza.

Ministro Para melhor administração das ações, o ministro pontuou a necessidade de uma autoridade nacional a nível ministerial nas fronteiras, uma liderança unificada para para solução de questões criminais, principalmente relacionadas ao tráfico. Para ele, algo semelhante deveria ser feito, inclusive, no continente.

A operação Serão posicionados 300 agentes da Polícia Federal e Força Nacional a fim de garantir ações de prevenção e combate ao crime nas fronteiras. O efetivo deverá reforçar a segurança nos postos avançados em nove estados, prestando pronto-atendimento às demandas policiais, provendo a segurança local.

A distribuição do efetivo será feita pela Polícia Federal, dependendo da necessidade e planejamento. Já o apoio da Força Nacional à polícia, o prazo inicial é até novembro deste ano, mas, caso seja necessário, pode ser prorrogado por maior tempo.

Os estados que sediarão a ação são: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

Fonte: O Diário

OUTRAS NOTÍCIAS

Ação da Proporcionalidade: pedido de vistas pode caracterizar obstrução indevida

Pagamento de diárias é tema de reunião entre representantes da Fenapef e da Polícia Federal

Diretor Jurídico da Fenapef defende regulamentação de convenção internacional

Diretores da Fenapef participam de reunião com o ministro Ricardo Lewandowski