Furto de viatura da PF revela fragilidade das fronteiras brasileiras

Data: 11/04/16

 

39420G-mob_fronteira_pr_ponte_da_amizade_23.05.12331x165 Policiais Federais atuam na Ponte da Amizade                Foto: Divulgação

Foi recuperada neste domingo (10) uma viatura da Polícia Federal furtada em Foz do Iguaçu. O veículo, que estava descaracterizado, era usado por equipe da Força Nacional e estava estacionado em frente a uma lanchonete quando a ação foi praticada. A Polícia Federal de Foz do Iguaçu foi acionada e realizou investigações. Segundo os agentes federais, o carro chegou a ser levado para o Paraguai pela Ponte da Amizade, mas conseguiram recuperar o veículo no Centro da cidade por volta das 0h30, hora local - 1h30 no horário de Brasília -, deste domingo. O veículo foi devolvido ainda pela manhã à PF, em função de um convênio tripartite entre o Brasil, Paraguai e Argentina e estava com uma das fechaduras arrombada e sem o rádio comunicador.

Para o presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Paraná – Sinpef/PR, Fernando Vicentine, o fato do veículo ter passado pela Ponte da Amizade reflete a dificuldade enfrentada pelos policiais federais no controle e fiscalização nas fronteiras. “O efetivo na Ponte Internacional da Amizade é deficiente. Com isso, a prioridade na fiscalização se volta para a imigração”, afirma. A mesma equipe policial é incumbida das atividades de policiamento e de controle migratório da entrada e saída de estrangeiros e brasileiros do País.

Outro alerta feito por Vicentine é em relação ao apoio da Força Nacional para a Polícia Federal nas atividades de fronteira. Segundo ele, os policiais da Força Nacional recebem em torno de R$ 6.000,00 em diárias/mês, enquanto os agentes federais lotados nessas mesmas áreas de difícil provimento, esperam há quase três anos pela implantação do adicional de fronteira, que foi sancionado em 2013.

Viatura recuperada (2) A caminhonete usada pela Força Nacional foi entregue à PF ainda no domingo (10) (Foto: PF / Divulgação)

A falta de efetivo e de investimento nas áreas de fronteira facilitam a passagem de automóveis roubados em Foz do Iguaçu que voltam do Paraguai carregados com mercadorias e cigarros contrabandeados. As drogas e armas continuam entrando pelas fronteiras e chegando em escala industrial às grandes cidades brasileiras, abastecidas pelo crime organizado.

A fragilidade da fiscalização na ponte da Amizade é um problema gravíssimo e vem sendo denunciado pela Fenapef há vários anos ao Governo Federal e à Direção Geral da Polícia Federal. O avião espião, chamado Vant - Veículo Aéreo Não Tripulado, um avião que registra imagens sem necessidade de piloto, foi adquirido em 2011 e poucas vezes saiu do chão, ora por falta de combustível, ora por falta de contrato de manutenção e atualmente está parado por falta de manutenção. O avião foi importado de Israel por cerca de R$ 50 milhões.

Para o presidente da Fenapef, Luís Boudens, "a região de Foz do Iguaçu é estratégica para a segurança pública nacional e seu policiamento está aquém do mínimo necessário para uma atuação efetiva da Polícia Federal e demais agentes de fiscalização. É necessária a adoção de uma ação integrada para que se venha a obter resultados". Em toda a extensão da fronteira seca no país, a Polícia Federal conta com menos de mil servidores para a fiscalização da entrada e saída de pessoas,  drogas e armas e para a investigação de crimes da região.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ