Gilmar Mendes se manifesta contra autonomia dos delegados

Data: 19/04/16

gilmar-mendes-foi-o-entrevistado-do-roda-viva_679525

Em participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, exibido na noite de ontem, 18, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes diz ser contra a autonomia financeira e administrativa indicada pela Proposta de Emenda a Constituição 412/2009 sugerida pelos delegados da Polícia Federal.

Ao ser questionado pelo jornalista e escritor Ricardo Setti sobre a suposta autonomia, o ministro diz entender que propostas como essas servem apenas para que categorias se deem benefícios como aumentos e benefícios salariais. “O que a proposta quer é o que a Defensoria obteve recentemente, autonomia administrativa e financeira. Sabe o que a Defensoria fez com esse benefício? No dia seguinte a implementação desse modelo aprovou auxílio moradia, sem Lei, sem nada. Eu sou contra”, alarmou o jurista.      

De acordo com o ministro, deve-se inclusive declarar inconstitucionalidade dessas intenções de autonomia e trazer discussões como essas para padrões mais civilizados, pois para ele, isso não pode ser utilizado para permitir maiores gastos do que está no orçamento. “O modelo de autonomia administrativa e financeira que nós produzimos no Brasil está levando a distorção e pode aguçar ainda mais se outorgarmos isso a Polícia Federal”, afirmou Gilmar Mendes.

A quase totalidade dos policiais federais (90%) não apoia a PEC 412, por entender que a suposta autonomia pretendida busca interesses próprios e não um melhor combate à corrupção como vem sendo propagada. 

Para o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais – Fenapef, Luís Antônio Boudens, a proposta, apelidada de PEC da Autonomia, não faz sentido, porque a PF já tem autonomia de investigação e não há riscos de interferências. “O que está por trás da PEC 412 são interesses nada republicanos e totalmente classistas dos delegados. O que eles buscam, na verdade, é estender privilégios a uma casta do funcionalismo público sem ter que dar satisfação ao contribuinte e às instituições. É um oportunismo eles fazerem ato por esta PEC em um momento que o país está desestabilizado”, argumenta Boudens.

Assista ao vídeo:

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ