Lava Jato sustenta ânimo do brasileiro

Data: 06/03/17

Após iniciar o ano com positividade de 20% - índice considerado "nível de crise" pela Mapeamento, Análise e Perspectiva (Map) - em função da morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), e da crise no sistema prisional, o IP Brasil subiu para 43% em fevereiro. Na pauta positiva, principalmente, o apoio constante ao Ministério Público e à Polícia Federal no âmbito da Operação Lava Jato. Pende positivamente na sociedade e entre formadores de opinião os assuntos da Política e Economia, que passaram de 13% e 44%, em janeiro, para 50% e 66%, respectivamente, segundo o Índice de Impacto e Perspectiva.

Já o sentimento do bem-estar...

Já o bem-estar, que em janeiro apresentou 19% de positividade no Índice de Impacto e Perspectiva da MAP, foi o único assunto que teve a qualidade prejudicada: passou para 16% em fevereiro. O levantamento considera informações veiculadas nas mídias sociais e tradicionais. "Há uma grandiosa redução do impacto negativo do bem-estar. Apesar de menor o impacto, o IP segue caindo. Se não tivesse perdido participação, teria freado a melhora das expectativas", avalia o professor de Economia da USP e consultor da Mapeamento, Análise e Perspectiva (Map), Heron do Carmo.

Governo vai interferir?

A política também emite sinal de alerta. Começa a permear a ideia de que a Lava-Jato pode parar. Para Marília Stabile, diretora-geral da Map, "há apreensão com o futuro da operação. A recomposição do STF passa a impressão de que haverá influência do Executivo dentro do Supremo, movimentação que acontece em momento no qual se espera o fim do sigilo das delações da Odebrecht. Isso poderia implicar o nome de políticos com foro privilegiado na suprema corte". Qualquer indicação que a Lava-Jato não foi abrandada desperta positividade nas redes sociais.

Parceria pela sustentabilidade

A parceria entre a GE Water & Process Technologies, um dos negócios da GE Power, e a Braskem, maior petroquímica das Américas, foi contemplada pela Ecomagination, premiação concedida pela GE a iniciativas que buscam eficiência na produção industrial. O projeto premiado tem como base a unidade móvel de Osmose Reversa na planta da Braskem em Mauá, região metropolitana de São Paulo. "A eficiência operacional e o desenvolvimento sustentável são diretrizes da Braskem", diz Pedro Boscolo, gerente industrial da unidade de Polipropileno da Braskem em Mauá.

Gestão de viagens corporativas

A SAP - líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial em várias áreas - anuncia nesta quarta (8), na capital paulista, o início da operação brasileira da Concur, que oferece soluções de gestão de despesas e viagens corporativas. Estarão presentes ao evento Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil; Mike Eberhard, presidente global da Concur, e Valeria Soska, que assumirá a direção geral da nova empresa. Durante o anúncio, será também revelada a estratégia da SAP com o início da operação no Brasil.

Por: Liliana Lavoratti (Editora de Fechamento)

OUTRAS NOTÍCIAS

Gigantes do crime

Presidente da Fenapef debate Reforma da Previdência em audiência pública...

Para a CUT, recuo de Temer é insuficiente: 'Queremos retirada do projeto'

Meirelles descarta medidas para compensar mudanças na Previdência