Mais de 300 kg de cocaína são apreendidos em navio no Porto de Santos, SP

Data: 02/05/17

Autoridades federais localizaram 332 quilos de cocaína em um navio no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, nesta segunda-feira (1). A suspeita é que o carregamento tenha sido içado a bordo e escondido em um contêiner, com destino a Europa. Ninguém foi preso.

Equipes da Receita Federal e da Polícia Federal encontraram 305 tabletes da droga, divididos em 12 bolsas na caixa metálica embarcada no cargueiro Can San Nicolas. O material estava envolto a cordas, o que indica que pode ter sido puxado a bordo a partir de outra embarcação que se aproximou do navio no Estuário.

A polícia e o Fisco acreditam que os narcotraficantes tentaram utilizar a técnica chamada "rip-off loading" para tentar despistar a atenção da fiscalização. É quando o carregamento clandestino é colocado em meio a uma carga legal e declarada, sem o conhecimento do real proprietário.

Durante a apreensão, o navio estava atracado em um terminal da Margem Esquerda, em Guarujá (SP). O contêiner, ainda segundo as autoridades, tinha de carga de fertilizantes em embalagens plásticas. O destino final do carregamento era o porto de Antuérpia, na Bélgica.

Navio

Em 2 setembro de 2016, o então capitão do navio, Peter Piotraschke, de 59 anos, foi encontrado morto a bordo. Ele foi localizado sem vida pela tripulação na própria cabine. A causa da morte não foi divulgada e o incidente foi investigado pela Autoridade Marítima.

No dia 18 do mesmo mês, equipes localizaram 322 kg de cocaína em um contêiner também a bordo da embarcação. O carregamento estava divido em 11 sacolas e tinha como destino o porto de Le Havre, na França. Na ocasião, ninguém foi preso, mas uma investigação foi aberta.

Estivadores presos

Na quarta-feira (26), sete estivadores e um caminhoneiro foram presos ao serem flagrados com 722 quilos de cocaína em um terminal da Margem Direita, em Santos. Os trabalhadores portuários tentaram esconder a droga em um colete preso ao corpo para poder embarcá-la em outro navio.

Cada um transportava, aproximadamente, 4 quilos do entorpecente e receberia R$ 2 mil pelo serviço. Trata-se de uma nova modalidade de narcotráfico descoberta no cais, onde até então havia sido registrado casos de içamento a bordo e de entorpecentes localizados dentro de contêineres.

Esta foi a 14ª grande apreensão realizada este ano no cais santista, que agora totaliza 6.494 quilos da cocaína apreendida por equipes federais. Ao longo de 2016, foram 22 flagrantes feitos no cais, que totalizaram 10.622 quilos do entorpecente localizado e apreendido nas duas margens.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa