Ministério Público espera aprovar as “10 medidas contra a corrupção” até o dia 9 de dezembro

Data: 31/08/16

thamea-danelon-620-300x169 Procuradora Thaméa Danelon

A expectativa do Ministério Público é aprovar as “10 Medidas contra a Corrupção” até o dia 9 de dezembro, data em que se comemora o dia mundial de combate à prática.

Elaborado pelos procuradores da Lava-Jato, o texto tem gerado bastante polêmica no meio jurídico e político. Seus críticos dizem que é um absurdo o capítulo que fala sobre o uso de provas obtidas de forma ilícita. Seus detratores argumentam que isso fará com que o policial da esquina possa torturar um réu para obter a confissão de um crime.

Na verdade, a intenção do Ministério Público, que está explícita no texto enviado ao Congresso, é evitar que questões técnicas eliminem provas robustas contra pessoas acusadas de corrupção. Várias operações importantes do MP e da Polícia Federal, a exemplo da Castelo de Areia, foram anuladas por tecnicalidades. “Jamais apoiaríamos um crime para solucionar um caso. E tortura é crime”, diz a procuradora Thaméa Danelon Valiengo, uma das maiores defensoras e ativistas das “10 Medidas”. Hoje, a probabilidade de alguém acusado de corrupção ir para a cadeia é de 3,14%.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ