Novembro Azul: Fenapef alerta homens para prevenção do câncer de próstata

Data: 08/11/16

803716733_128647_5820654713009590842Neste mês de novembro a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) vem alertar a população masculina sobre a importância do cuidando com a saúde.

Conhecida popularmente como: “Novembro Azul” a campanha é internacionalmente dedicada às ações relacionadas à saúde integral do homem e ao câncer de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo. O mês foi escolhido em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata celebrado no próximo dia 17.

Em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida foi pioneiro na abordagem de questões relacionadas ao câncer de próstata no Brasil por meio da campanha “Um Toque, Um Drible”. O objetivo foi para promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico. Quatro anos depois, inspirado pelo "November", movimento internacional dedicado à conscientização e arrecadação de fundos na luta contra a doença, o instituto passou a promover um mês inteiro e intenso de mobilizações focadas na saúde do homem, assim surgiu o “Novembro Azul”.

O câncer de próstata é o segundo mais comum tipo de câncer entre os homens no Brasil, fica atrás apenas de um dos tipos de câncer de pele. Para 2016, o Inca (Instituto Nacional de Câncer) estimou que seriam diagnosticados 61 mil novos casos da doença.

De acordo com o Inca, o câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos. Desta forma, recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos, se existe risco elevado para o surgimento do câncer, como casos de câncer de próstata na família.

A Fenapef alerta: o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de Antígeno Prostático Especifico (PSA), principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. A detecção precoce da doença pode salvar vidas. Procure um urologista e faça os seus exames.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ