Novo diretor-geral da PF defende integração contra o crime organizado

Data: 13/11/17

Foto: DIDA SAMPAIO/AGÊNCIA ESTADO/AE

O novo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Fernando Segóvia, oficializou hoje (13) o convite para o atual secretário de Controle e Transparência do governo do Espírito Santo, Eugênio Ricas, assumir a Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor) da PF, divisão responsável por comandar as operações criminais da corporação, incluindo a Lava Jato.

Nomeado pelo presidente Michel Temer na semana passada, Segóvia deve assumir oficialmente nos próximos dias, mas, desde a semana passada, ele vem participando de reuniões para compor sua futura equipe.

Já Ricas substituirá Maurício Leite Valeixo na Dicor. Além de investigações criminais contra a ordem econômica e o sistema financeiro nacional, ele responderá também pela apuração de crimes contra o meio ambiente, patrimônio histórico, direitos humanos, comunidades indígenas e contra a ordem política e social. Também estarão sob sua responsabilidade a coordenação das ações de combate ao tráfico de drogas e armas; o contrabando e a lavagem de ativos.

“Será a mais desafiadora missão da minha vida”, disse Ricas durante entrevista à imprensa, hoje (13),  em Vitória. “Amo o trabalho que está sendo desenvolvido na Secretaria de Controle e Transparência, já que acredito que a prevenção é a solução para muitos problemas, inclusive para evitar a corrupção, mas acho que chegou o momento de trabalhar em outra área. Todos sabemos o momento que o país vive, um momento no qual a PF tem atuado muito. Será um desafio fazer com que ela continue atuando, de forma responsável, e ampliar as ações de combate não só à corrupção, mas também ao tráfico de drogas e armas”, disse Ricas.

Segóvia e Ricas trabalharam juntos entre 2009 e 2011, quando o primeiro era superintendente da PF no Maranhão e Ricas seu auxiliar direto. Mineiro, formado em Direito e pós-graduado em Ciências Criminais e em Inteligência de Segurança Pública, Ricas é delegado federal de carreira, já tendo atuado também em Mato Grosso, Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. Ligado ao PMDB, chefiou a Secretaria de Justiça do Espírito Santo antes de assumir a Secretaria de Controle e Transparência.

Durante a entrevista, o diretor-geral da PF comentou que a escolha de Ricas foi bem recebida entre os servidores da corporação. “É um novo momento da administração e sei da grandiosidade do trabalho a ser feito. E o doutor Eugênio tem todas as condições necessárias para assumir este cargo e conduzir todas as investigações de grande prioridade para o país, como a Lava Jato e outras de combate à corrupção”.

Perfil mais operacional

Para o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens, a escolha de Ricas indica que Segóvia vai compor uma diretoria de “perfil mais operacional e voltada para a aplicação de políticas públicas” no âmbito da PF.

“O diretor-geral tem optado por pessoas que já ocuparam cargos públicos fora da PF, em diferentes governos, caso, por exemplo, do delegado federal e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal [2011/2014], Sandro Avelar, cotado para a secretaria-executiva da corporação, segundo cargo mais importante da corporação”, afirmou Boudens à Agência Brasil.

Para o presidente da Fenapef, que já trabalhou próximo a Ricas em Minas Gerais, o secretário vinha fazendo um bom trabalho à frente da secretaria capixaba de Controle e Transparência – fato que, além da experiência anterior como homem de confiança de Segóvia, considera ter contado para que fosse lembrado para compor o chamado núcleo da PF.

“Além disso, o Ricas é um nome integrado [aceito] a todas as carreiras da corporação. E o diretor-geral parece primar por pessoas que têm mais acesso às diversas categorias e setores, pessoas que já tiveram experiência em gestão pública, que já atuaram em órgãos de estado ligados à segurança pública”, finalizou Boudens.

EBC Agência Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS

PF teme sobrecarga após Bolsonaro flexibilizar posse de armas no país

'Critérios para posse de arma serão objetivos', diz Federação de...

Cessão de drones para a FAB marca fim de programa da PF

Gazeta do Povo: PF se fortalece e já projeta dobrar efetivo