OPERAÇÃO AEROPORTO SEGURO III

Data: 09/11/16

operacao-aeroporto-seguro-iii-credito-infraero-5As polícias Federal, Civil, Militar, a EPTC e a INFRAERO realizaram na tarde de hoje, 08 de novembro, a terceira fase da Operação Aeroporto Seguro, para intensificar ações de segurança nas imediações e nos terminais 1 e 2 do Aeroporto Salgado Filho.
As medidas foram definidas após reunião extraordinária da Comissão de Segurança Aeroportuária Setorial, realizada em 5 de outubro para resgatar o conceito de local seguro para os usuários do aeroporto. Reposicionamento de câmeras de segurança no saguão e instalação de novos equipamentos na área externa e nos estacionamentos, reforço no patrulhamento ostensivo, barreiras integradas para coibir ações criminosas e investigações para reprimir atuação delituosa de grupos na região foram os principais procedimentos estabelecidos pelas instituições para essa ação setorial de segurança pública.
A Operação Aeroporto Seguro, nesta terceira edição, tem como enfoque a presença ostensiva e abordagens no perímetro externo e nas vias de acesso aos terminais 1 e 2 do Salgado Filho para coibir principalmente crimes como furto e roubo a pedestres e veículos. (Ações ostensivas poderão ser acompanhadas pela imprensa a partir das 15h30min de hoje no perímetro do Aeroporto Internacional Salgado Filho).
Em 2012, ação pioneira nos aeroportos do país, e em 2015, as instituições que atuam permanentemente no Salgado Filho trabalharam de forma coordenada para executar simultaneamente suas operações rotineiras no aeroporto, como combate ao tráfico nacional e internacional de drogas, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, crimes fazendários, ambientais, fiscalização sanitária, tráfico de seres humanos, patrulhamento do perímetro externo do aeroporto e fiscalização de trânsito.
A Operação Aeroporto Seguro tem caráter permanente e foi criada pela Autoridade Aeroportuária, da qual fazem parte a Receita Federal, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Polícia Federal, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa, a ANVISA, a ANAC e a INFRAERO.
Em 2016, mais de 17 milhões de pessoas (5,7 milhões de passageiros) circularam pelos terminais do Aeroporto Salgado Filho.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa