Operação da PF investiga desvio de R$ 2 milhões em Ferreira Gomes

Data: 15/12/16

A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta quarta-feira (14), seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Macapá, Santana e Ferreira Gomes. A operação 'Déjà Vu' investiga suposto esquema de desvio de verba pública na prefeitura de Ferreira Gomes, distante 137 quilômetros da capital. O prejuízo aos cofres públicos seria de R$ 2 milhões.

Segundo a PF, investigações identificaram a existência de fraudes em licitação, realizadas em 2015. Os desvios teriam ocorrido quando a prefeitura de Ferreira Gomes contratou uma empresa para negociação de supostos créditos tributários.

Cerca de 30 policiais federais cumprem os mandados na casa do atual prefeito da cidade, Elcias Borges, e de ex-funcionários da prefeitura, informou a corporação.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, associação criminosa, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e crime contra a ordem tributária.

O nome da operação, "Déjà Vu", foi dado em razão de a Polícia Federal já haver apurado fato semelhante de desvio de recursos da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap), em 2015, na operação Créditos Podres, envolvendo também a negociação de supostos créditos tributários, com a mesma empresa investigada.

Mandado judicial No dia 6 de dezembro, a Justiça do Amapá expediu um mandado contra o prefeito de Ferreira Gomes, Elcias Borges. Ele é investigado pelo crime de prevaricação.

O mandado determina ao prefeito apresentar-se na delegacia para lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TC), ou seja, crimes de menor relevância, que tenham a pena máxima cominada em até dois anos.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa