Operação PF investiga fraudes na Rio-2016

Data: 05/09/17

r

Está previsto para às 15h o depoimento do presidente do comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman. Ele foi intimado a prestar esclarecimentos porque é um dos alvos da operação jogo sujo, que apura o pagamento de propina para que o Rio de Janeiro fosse escolhida como cidade sede da Olimpíada de 2016.

Mais cedo, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa de Nuzman. Um computador e dois malotes foram levados por agentes da Polícia Federal.

Carlos Arthur Nuzman não falou com a imprensa, mas o advogado dele, Sérgio Mazzillo, afirmou que o presidente do COB não cometeu nenhuma irregularidade e que não houve nenhuma ilegalidade durante a campanha do Rio de Janeiro para sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

O esquema envolveria também membros da associação internacional das federações de atletismo e do comitê Olímpico internacional.

Essa ação de hoje conta com o apoio de autoridades francesas. Ao todo, são onze mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, sendo um contra o empresário Arthur César de Menezes Soares filho, conhecido como "Rei Arthur", que está em Miami e é considerado foragido, e outro contra a sócia dele Eliane Pereira Cavalcante, detida no início da manhã.

Os dois administram empresas do grupo facility, que mantinha contratos com o Governo do Estado, durante a gestão de Sérgio Cabral, preso desde o fim do ano passado.

A operação de hoje foi desencadeada depois de delações premiadas da carioca engenharia, que revelaram pagamento de vantagens indevidas em praticamente todas as obras da empreiteira nos vários consórcios relacionados à Copa de 2014 e aos Jogos rio 2016.

Arthur César de Menezes Soares filho e Eliane Pereira Cavalcante seriam os responsáveis por intermediar esses pagamentos ao ex-governador do Rio.

Fonte: Band

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa