Operação prende dupla suspeita de roubar agências dos Correios no ES

Data: 24/03/17

pf-simbolo-1000-900x495Uma dupla suspeita de roubar agências dos Correiros na Grande Vitória foi presa durante a 'Operação Mercúrio', deflagrada pela Polícia Federal do Espírito Santo nesta quinta-feira (23), em Vila Velha.

Segundo a PF, de fevereiro a março de 2017, os dois assaltantes, um capixaba e outro de Cuiabá, no Mato Grosso, foram identificados como responsáveis pelo assalto de seis agências. Além dos mandados de prisão preventiva, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão no mesmo município.

De acordo com a polícia, os assaltantes já haviam sido presos anteriormente por furto mediante arrombamento na agência dos Correios do Centro de Vila Velha, em dezembro de 2016. A participação de outros indivíduos nos crimes ainda está sendo investigada.

O grupo criminoso atuava rendendo os funcionários e clientes dos Correios. Aguardavam o mecanismo de retardo do cofre para abri-lo.

Os investigados vão responder pelos crimes de roubo qualificado e de associação criminosa armada, cujas penas máximas são respectivamente de dez e três anos de reclusão.

Crimes As agências dos Correios vivem uma onda recente de assaltos no Espírito Santo. A última foi em Marataízes, no Litoral Sul do estado. Em apenas sete dias, esta é a quarta agência alvo da criminalidade, o que chama a atenção da Polícia Federal, que já investiga todos os registros.

Em Marataízes, quatro homens armados entraram na agência, localizada na Avenida Simão Soares, por volta das 9h, e um assaltante bloqueou a porta, impedindo que qualquer pessoa entrasse ou saísse do local. Funcionários foram rendidos e todo o dinheiro do cofre foi levado. Na fuga, os suspeitos entraram em um carro modelo HB20, cor preta.

A polícia fez buscas na região e nenhum bandido foi localizado. A quantia em dinheiro não foi informada.

Na última sexta-feira (17), uma agência franqueada dos Correios, localizada no bairro Jardim Camburi, em Vitória, foi assaltada. Dois criminosos armados invadiram o local e anunciaram o assalto. Os bandidos levaram uma quantia em dinheiro e dois aparelhos celulares.

No dia 15 de março, a agência dos Correios de Conceição do Castelo, na eegião Serrana do estado, foi alvo de criminosos, por volta das 11h. Dois homens entraram no local, anunciaram o assalto e levaram o dinheiro do cofre, que não teve o alarme acionado.

No dia 14 de março, uma agência dos Correios localizada no Centro de Venda Nova do Imigrante, na região Sul Serrana, foi assaltada. A ação dos criminosos, que conseguiram fugir com todo o dinheiro do caixa e do cofre, durou cerca de 15 minutos. O valor levado não foi divulgado.

Uma funcionaria da agência contou para a Polícia Militar que, por volta das 15h, dois homens entraram armados no local e anunciaram o assalto. Os suspeitos danificaram as câmeras de segurança. Como o cofre da agência é programado, os assaltantes aguardaram cerca de 15 minutos até que ele fosse aberto.

Em janeiro deste ano, a agência dos Correios de Anchieta, no Centro, foi alvo de assaltantes. Além de cerca de R$ 100 mil em dinheiro, os criminosos levaram as imagens das câmeras de segurança do local para impedir a identificação.

De acordo com a Polícia Militar, cinco homens, um deles armado, entraram na agência, vestidos normalmente. Eles anunciaram o assalto aos atendentes e pediram todo o dinheiro, cerca de R$ 100 mil.

A ação foi rápida e os bandidos ainda levaram o computador que continha os arquivos com as imagens de videomonitoramento da agência.

A assessoria de comunicação dos Correios informou que a Polícia Federal investiga os casos. "Devido à política de segurança e para não atrapalhar as investigações, os Correios não fornecem detalhes das ações”, disse.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa